Musculação ou Pilates, qual é melhor?

Musculação ou Pilates, qual é melhor?

Musculação ou Pilates, qual é melhor?

Uma dúvida comum entre as pessoas que resolvem iniciar uma atividade física é com qual atividade começar! Muitas outras pessoas tendem a querer trocar a musculação por outras atividades, como o Pilates ou a Ginástica Localizada, outras buscam atividades como o CrossFit por exemplo.

Com o intuito de traçar um comparativo entre estas atividades, a Fitness Magazine Brasil apresenta uma série de artigos e neste primeiro faremos a comparação entre a Musculação e o Pilates!

Qual é o seu objetivo? Esta pergunta é fundamental para se estabelecer qual atividade lhe trará os efeitos que você almeja! Por que esta pergunta é tão importante? O músculo possui três qualidades físicas principais: Força, Resistência e Flexibilidade. Além disto, a ação concomitante destas três qualidades reflete na propriocepção, que é a qualidade de cada articulação se adaptar as condições ambientais, e no equilíbrio corporal.

De acordo com a atividade escolhida, a demanda sobre o músculo irá priorizar uma ou outra qualidade física muscular, o que vai lhe proporcionar o resultado almejado!

O Pilates é uma atividade que trabalha movimentos de grande amplitude articular, levando-as próximas ao seu limite, exigindo um maior comprimento muscular e o controle de sua contração ao longo de todo este comprimento.

Além disto as posições sustentadas com a contração muscular abdominal constante e a execução de movimentos lentos e controlados exigem uma grande resistência muscular.

Por fim o Pilates tem um forte componente lúdico, que não está presente na Musculação, o que faz com que a sua taxa de adesão seja maior que o da Musculação entre alunos iniciantes.

Com isto você pôde perceber que o Pilates prioriza as qualidades físicas resistência e flexibilidade, fundamentais para a propriocepção articular e para o equilíbrio corporal.

A Musculação pode ser dimensionada de forma a trabalhar tanto a Força quanto a Resistência muscular. Com isto o resultado da Musculação sobre o aumento do volume muscular, a hipertrofia, é superior ao do Pilates.

Para isto, basta conversar com o seu treinador e informar seus objetivos, para que ele possa fazer a sua ficha de acordo com suas metas.

Por outro lado, como os exercícios da Musculação não são tão lentos e controlados quanto os do Pilates, seu efeito sobre a propriocepção e equilíbrio é muito menor.

Musculação ou Pilates para emagrecer?

Qualquer atividade que implique em aumento do gasto calórico emagrece! Mas a Musculação apresenta um gasto calórico maior que o Pilates, uma vez que a Frequência Cardíaca média de uma sessão de Musculação é maior que o de uma sessão de Pilates com a mesma duração.

Além disto a Musculação apresenta melhor resultado para a hipertrofia muscular, o que aumenta a massa magra e a taxa de metabolismo basal, aumentando a sua capacidade de emagrecer!

O Pilates garante melhores resultados para a flexibilidade e resistência muscular. Também para a propriocepção articular e equilíbrio corporal.

A Musculação garante melhores resultados para força e hipertrofia muscular e para o emagrecimento.

Então qual é o melhor? Nenhum dos dois! O melhor é, se possível, mesclar as duas atividades! Caso não seja possível, escolha de acordo com o seu objetivo ou com o seu prazer a praticar o exercício!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.