Musculação funciona para emagrecer?

Musculação funciona para emagrecer?

Musculação funciona para emagrecer?

A musculação apresenta diversos efeitos positivos sobre o corpo. No entanto, a possibilidade de aumento do peso é uma preocupação constante de muitos praticantes da musculação, principalmente das mulheres.

Mas será que este ganho de peso é um problema real?

Segundo a definição do dicionário, emagrecer é tornar-se magro ou sofrer redução de peso. No entanto este conceito não abrange as duas possibilidades de se ficar mais magro:

1) Perder peso mesmo, tal qual está no dicionário.

2) Alterar sua composição corporal, diminuindo a massa gorda e aumentando a massa magra.

E é exatamente neste segundo ponto que atua a musculação!

A massa gorda é composta pelos tecidos corporais que contém células especializadas no armazenamento de gordura, os adipócitos. Além destes, ainda há outros tecidos ricos em gordura como o cérebro e a medula espinhal. O restante é massa magra.

Como a musculação atua sobre a massa magra?

A musculação leva a hipertrofia muscular, que é o aumento do volume das fibras musculares. Este aumento é causado tanto pela maior quantidade de água dentro do músculo quanto pelo aumento das proteínas responsáveis pela contração muscular, ou seja não tem nada de gordura!

Além disto a musculação também aumenta a densidade mineral óssea, que é obtida pela maior deposição de cálcio nos ossos, ou seja também não tem gordura!

Ainda mais! O aumento da massa magra aumenta a taxa de metabolismo basal, que é a energia que você gasta para manter suas funções corporais em repouso. Com isto a pessoa que tem maior massa magra tem um maior gasto calórico em repouso, quando comparada a uma pessoa do mesmo peso mas com maior massa gorda.

Por outro lado o gasto calórico obtido durante a musculação é bem menor que o obtido com atividades aeróbicas em sessões com mesma duração de tempo. Então o emagrecimento com a musculação ocorre em um prazo maior que o obtido com atividades aeróbicas.

Por que a musculação aumenta o peso?

Pegue um copo com água, coloque um pedaço de carne sem gordura e depois despeje um pouco de óleo. Você vai observar que o óleo flutua e que a carne afunda. Isto ocorre porque o óleo tem uma densidade menor que a da água e a carne maior. Ou seja se você tiver a disposição uma quantidade de 100 gramas de carne, ela ocupará um volume menor que 100 gramas de óleo.

No nosso corpo, isto quer dizer que a musculação vai aumentar o seu peso porque a densidade da massa magra é maior, no entanto, suas medidas vão diminuir, exatamente porque ela ocupa um volume menor!

Além disto o aumento da massa muscular decorrente da musculação ajuda a manter a tensão dos tecidos subjacentes à pele evitando a indesejada flacidez.

Podemos afirmar que a musculação emagrece, principalmente a longo prazo, uma vez que aumenta a massa magra, responsável por aumentar o seu metabolismo!

Quanto a um eventual ganho de peso, não se preocupe: é massa magra e suas medidas irão diminuir, é isto que importa!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!