Guia de Profissões: Medicina do Esporte

Guia de Profissões: Medicina do Esporte

Guia de Profissões: Medicina do Esporte

Você muito provavelmente já conhece a Profissão Medicina, mas você sabia que esta profissão também tem uma especialidade voltada para a atividade física?

A Medicina do Esporte no Brasil é regida pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte desde 1993, embora o seu histórico remonte à Federação Brasileira de Medicina Desportiva, fundada em 1962.

Médico é o profissional da área de saúde que atua nos três níveis de atenção à saúde, primário, secundário e terciário.

Sua atuação se dá através da investigação da natureza e das causas das doenças humanas, buscando sua cura e prevenção. Para isto, ele se vale de medicamentos, técnicas e tecnologias de diagnóstico, exames e cirurgias.

O Médico e a Medicina do Esporte

O Médico, para ser aceito na Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, deve ter diploma de curso oficial ou oficializado de Medicina Esportiva por estabelecimento universitário.

Além disso ele deve ser aprovado em concurso para título de Especialista realizado pela própria Sociedade.

A residência em Medicina Esportiva é ministrada por cinco instituições, sendo quatro no Estado de São Paulo (UNIFESP, USP, UNESP, IAMSPE) e uma no Rio Grande do Sul (UCS).

Áreas de atuação do Médico do Esporte

Este profissional pode atuar tanto com atletas de alto nível como orientando pessoas sedentárias que pretendem dar início a uma atividade física regular.

Isto ocorre porque a atividade física possui uma influência benéfica sobre a saúde, reduzindo a incidência de doenças e aumentando a quantidade e qualidade de vida de pessoas portadoras das mais diversas patologias.

Subespecialidades da Medicina Esportiva

As subespecialidades da Medicina Esportiva envolvem a Traumato-ortopedia, Cardiologia, Medicina do Exercício e controle antidoping.

Gostou destas informações? Acha que precisa ter acesso a este profissional? Entre no site da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e procure algum Médico certificado que esteja próximo a você!

Deixe seu Comentário!