Parecia ser verdade… SQN!

Parecia ser verdade… SQN!

Parecia ser verdadeSQN

Você conhece alguma pessoa que acredita em tudo o que lê na internet? Ela está cheia de mitos! E muitos deles relacionados à saúde.

Desta vez fizemos uma coletânea de vários mitos relacionados à hábitos saudáveis e ao corpo humano.

Por que falamos em mitos? Porque tratam-se de crenças que ainda não possuem comprovação científica, ou cuja comprovação baseou-se em resultados de pesquisas de baixo impacto!

Vamos a eles…

Atividade física após as refeições pode causar cãibras… E na água aumenta a possibilidade de afogamento!

O processo de digestão altera o fluxo sanguíneo, diminuindo o aporte para os membros, o que não quer dizer que você está impedido de fazer uma atividade física! Tudo depende da quantidade e da qualidade do alimento que está sendo digerido.

Se algum alimento cai no chão, basta pegá-lo em menos de 5 segundos que não tem problema!

Definitivamente isto é um mito! Bactérias já estão contaminando o alimento desde que ele está em nossas mãos. É claro que se o chão estiver mais limpo, a contaminação é menor, mas isto não quer dizer que a regra dos 5 segundos é válida.

O sangue venoso é azul!

Não! Ele é vermelho tal qual o sangue arterial. O que tem um tom azulado são os tecidos das veias, que conduzem o sangue venoso.

Temos cinco sentidos!

Se tivéssemos apenas tato, olfato, visão, audição e paladar, não sentiríamos dor, muito menos saberíamos qual a posição relativa de nossos pés e mãos sem olhar para eles…

O hímen bloqueia a entrada da vagina!

O hímen é uma fina membrana que oclui parcialmente a entrada da vagina, tanto que o fluxo menstrual, mesmo em mulheres que nunca tiveram relações sexuais, passa por ele normalmente.

Existem atividades que aumentam a quantidade de neurônios!

A quantidade de neurônios que teremos é definida antes de nascermos. O que aumentam são as quantidades de sinapses (contatos) entre os neurônios, aumentando a rede neural, mas sem o surgimento de nenhum neurônio novo.

Perdemos calor corporal pela cabeça!

Na verdade perdemos calor corporal em um dia frio por qualquer parte do corpo que não esteja coberta.

O estômago diminui se comermos pouco!

O estômago é uma víscera com estrutura muscular. Ele tem capacidade de se contrair mas retorna ao seu tamanho original assim que o estímulo para a contração cessa. Assim o estômago não é capaz de manter um tamanho menor.

Por outro lado, suas fibras musculares podem ser distendidas se ele for mantido cheio constantemente. Então o estômago de quem se alimenta muito pode sim aumentar de tamanho!

Estalar os dedos causa desgaste da articulação!

Embora haja uma teoria que articulações que estalam com facilidade são menos estáveis e, por isso, mais propensas ao desgaste articular, ainda não existe evidência científica suficiente para suporta-la.

Se expor ao frio causa gripe!

O que causa a gripe é um vírus e não o frio. A maior incidência no período de inverno é explicada pela permanência em ambientes fechados e sem ventilação por mais tempo.

Estresse causa hipertensão arterial!

Embora o estresse agudo cause um aumento da pressão arterial, não há nenhuma evidência científica que isto leve a um aumento crônico da pressão, o que caracterizaria a hipertensão arterial.

Boné causa calvície!

O boné, ou qualquer outro adereço que fique sobre o couro cabeludo, pode até prejudicar a qualidade do cabelo, deixando os fios embaixo dele mais quebradiços. Mas isto não é um dos fatores que causa calvície.

Tocar um sapo causa verrugas!

As verrugas são causadas pelo vírus do papiloma humano que, como o próprio nome diz, é exclusivo da população humana.  Por esta razão não pode ser transmitido por um sapo.

O vírus da AIDS foi transmitido dos macacos para o homem através de relação sexual!

O vírus da AIDS tem sua origem em macacos, no entanto, a maior probabilidade é que ele tenha infectado o homem através de contato pelo sangue decorrente da caça e do processamento de sua carne sem os devidos cuidados.

Conhece mais algum mito? Conte para a gente!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.