O Esporte como Atividade Física: Handebol

O Esporte como Atividade Física: Handebol

O Esporte como Atividade Física: Handebol

O handebol é um esporte de origem alemã. Em seus primórdios, no século XIX, ele era praticado apenas por mulheres, com equipes formadas por 11 jogadoras e ao ar livre. Mas desde sua criação muita coisa mudou!

Você sabe quais são as vantagens da prática do handebol para o seu corpo? Saiba neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

Atualmente o handebol é praticado por homens e mulheres com equipes formadas por 7 jogadores. A partida tem dois tempos de 30 minutos e, em caso de empate, há dois tempos adicionais de 5 minutos cada.

A quadra, coberta ou não, é sempre de 40 por 20 metros, dividida em duas áreas iguais. Cada lado da quadra tem 4 marcas.

Como funcionam as marcas da quadra de handebol?

A linha de 4 metros define o ponto limite em que o goleiro pode se posicionar durante o tiro da linha de 7 metros, que é a cobrança de falta do handebol.

A linha de 6 metros define os limites da área do goleiro, que só pode ser invadida por um jogador adversário por vez.

A linha de 7 metros é usada para a cobrança das faltas.

A linha de 9 metros indica onde a defesa deve se postar durante a cobrança das faltas.

Como funcionam as marcas da quadra de handebol

Especificidades do handebol

O gol tem 3 metros de largura por 2 metros de altura. O goleiro, quando fora de sua área, pode atuar como qualquer outro jogador. Dentro da área ele pode usar qualquer parte do seu corpo para fazer a defesa.

A bola possui 3 pesos e diâmetros, a menor e mais leve é para crianças e jovens até 12 anos (homens) e até 14 anos (mulheres). A intermediária é para mulheres e a maior e mais pesada é para os homens.

Com a bola na mão, o jogador pode se deslocar por apenas 3 passos, caso queira se deslocar mais, deve quicá-la.

A falta ocorre quando um jogador agarra ou tenta arrancar a bola da mão do adversário. Bloquear o adversário com o corpo é permitido.

O handebol é um esporte de contato físico disputado por equipes, logo ele envolve várias situações de deslocamentos em baixa intensidade, tiros de curta direção em intensidade muito alta, equilíbrio e coordenação motora.

Não existe uma diferenciação tão grande entre os jogadores de linha e o goleiro, como ocorre no futebol.

Pontos negativos do handebol

O ponto negativo de ser um esporte de contato é a ocorrência de lesões. Pesquisa realizada entre atletas de elite do handebol brasileiro indicou que as lesões traumáticas ocorrem principalmente no tornozelo e joelho; as lesões crônicas, associadas ao excesso de movimentos, ocorrem mais no ombro e joelho, estando muito relacionada à quantidade de jogos por semana.

É importante que os atletas que se dedicam a este esporte, também mantenham outras atividades físicas, de forma a prevenir tais lesões.

Pontos positivos do handebol

O ponto positivo é que, como ocorre com outros esportes coletivos, o handebol apresenta bons resultados para condicionantes psicológicas, em especial o aumento da coesão de grupos, percepção de riscos e tomada de decisão. Além disso queima muitas calorias!

Você já pode definir se o handebol será ou não o seu esporte favorito, seja para lazer ou para competição!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!