Perigos do Overtraining
Você conhece alguém que era muito dedicado ao treino e de repente se lesionou, perdeu performance ou se desinteressou pela atividade física?
Este tipo de situação é mais comum do que possa parecer… Acontece tanto com atletas iniciantes como experientes e pode caracterizar o overtraining, ou síndrome do excesso de treinamento!
Saiba mais sobre este problema de saúde que pode prejudicar a sua atividade física!
Toda pessoa que procura uma atividade física tem como objetivo a melhora de algum componente de sua aptidão física, seja ele força e resistência muscular, condicionamento aeróbico, flexibilidade ou composição corporal.
Para que esta melhora ocorra é fundamental o estímulo (representado pela atividade física de interesse), a alimentação e o descanso. A falta de harmonia entre estes três fatores implica em resultados pífios ou em overtraining.
Como evitar o overtraining?
O treinamento ideal é aquele que leva o corpo próximo ao seu limite, mas sem ultrapassá-lo. Por isso a importância de você ser assistido por um bom profissional de Educação Física!
Além disto, é muito importante que a sua alimentação seja compatível com a sua atividade física e com as demais atividades que você realiza durante um dia normal de trabalho ou de recreação. Este fato também evidencia a importância do Nutricionista para a prevenção do overtraining.
É fundamental que você tenha o tempo necessário de recuperação entre as suas sessões de treinamento. A definição deste tempo de recuperação é função do Profissional de Educação Física que te acompanha mas a forma como você aproveita este tempo é de sua responsabilidade!
De nada adianta ter sono insuficiente e exagerar no álcool e no fumo durante o período no qual o seu corpo deveria estar se recuperando!
Mantenha uma atividade física com a intensidade necessária para que você atinja seus objetivos, alimente-se bem e descanse! Respeitando todos estes fatores você permanecerá motivado, com bons resultados e livre do risco de lesões!
Neste artigo colaborou o Professor Eder Lima da PERSONAFIT
Sem descansar não adianta nada um bom treino