Perigos do Overtraining!

Perigos do Overtraining!

Perigos do Overtraining

Você conhece alguém que era muito dedicado ao treino e de repente se lesionou, perdeu performance ou se desinteressou pela atividade física?

Este tipo de situação é mais comum do que possa parecer… Acontece tanto com atletas iniciantes como experientes e pode caracterizar o overtraining, ou síndrome do excesso de treinamento!

Saiba mais sobre este problema de saúde que pode prejudicar a sua atividade física!

Toda pessoa que procura uma atividade física tem como objetivo a melhora de algum componente de sua aptidão física, seja ele força e resistência muscular, condicionamento aeróbico, flexibilidade ou composição corporal.

Para que esta melhora ocorra é fundamental o estímulo (representado pela atividade física de interesse), a alimentação e o descanso. A falta de harmonia entre estes três fatores implica em resultados pífios ou em overtraining.

Como evitar o overtraining?

Como evitar o overtraining?

Como evitar o overtraining?

O treinamento ideal é aquele que leva o corpo próximo ao seu limite, mas sem ultrapassá-lo. Por isso a importância de você ser assistido por um bom profissional de Educação Física!

Além disto, é muito importante que a sua alimentação seja compatível com a sua atividade física e com as demais atividades que você realiza durante um dia normal de trabalho ou de recreação. Este fato também evidencia a importância do Nutricionista para a prevenção do overtraining.

É fundamental que você tenha o tempo necessário de recuperação entre as suas sessões de treinamento. A definição deste tempo de recuperação é função do Profissional de Educação Física que te acompanha mas a forma como você aproveita este tempo é de sua responsabilidade!

De nada adianta ter sono insuficiente e exagerar no álcool e no fumo durante o período no qual o seu corpo deveria estar se recuperando!

Mantenha uma atividade física com a intensidade necessária para que você atinja seus objetivos, alimente-se bem e descanse! Respeitando todos estes fatores você permanecerá motivado, com bons resultados e livre do risco de lesões!

Neste artigo colaborou o Professor Eder Lima da PERSONAFIT

 

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter!