Proteína, um importante aliado para emagrecer!

Proteína, um importante aliado para emagrecer!

Proteína, um importante aliado para emagrecer!

Os alimentos de baixa caloria te ajudam a perder peso! Mas o que mais pode te ajudar? Muita proteína!

Algumas dietas pregam a exclusão de carboidratos, outras pregam a adoção de hábitos que remetem ao homem pré-histórico.

Mas o que diz a ciência a respeito da relação entre as proteínas e o emagrecimento? Existem algumas indicações de que a proteína ajuda na perda de peso, confira neste artigo!

A proteína atua sobre alguns hormônios que regulam o metabolismo, especialmente naqueles que atuam sobre a sensação de saciedade alimentar, ou seja diminui o estímulo para a fome e o apetite.

A metabolização da proteína gasta muito mais energia que a de outros macronutrientes, o que diminui a quantidade de calorias líquidas absorvidas. Além disto este gasto calórico excessivo ajuda a diminuir a absorção de calorias de outros macronutrientes.

Como a proteína é o principal constituinte dos músculos, dietas ricas em proteína tendem a diminuir o catabolismo muscular, que é a diminuição e desgaste dos músculos decorrente de atividades físicas intensas e prolongadas.

Fontes de proteína para você emagrecer!

Proteína para emagrecer

Entre as principais fontes de proteínas estão as  carnes, leite, ovos, feijões, frutos do mar e cogumelos. Estes alimentos são agradáveis ao paladar da maioria das pessoas, o que torna a dieta rica em proteínas bem mais gostosa!

Mas qual é a quantidade de proteínas indicada por dia?

Neste ponto há uma grande controvérsia! A necessidade mínima é um consenso, está estabelecida como 0,8 g por kg de peso, ou seja 56 gramas de proteína por dia para uma pessoa de 70 kg.

Por outro lado a necessidade para pessoas ativas fisicamente ainda é alvo de diversos estudos. A maior parte dos estudos indicam que 1,4 g por kg de peso (100 gramas por dia para uma pessoa de 70 kg) é o suficiente para dar os benefícios aqui relatados, no entanto há artigos indicando até 2,2 g por kg de peso (154 gramas por dia para uma pessoa de 70 kg).

É importante frisar que o excesso de proteínas sobrecarrega os rins, o que pode vir a ser um sério problema de saúde! Então para se certificar da sua necessidade proteica diária, consulte um nutricionista!

A proteína é um excelente coadjuvante em dietas para perda de peso. No entanto é importante que você fique atento ao consumo deste macronutriente, uma vez que o seu excesso também pode ser maléfico.

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.