Osteopenia e Osteoporose, um guia para você!

Osteopenia e Osteoporose, um guia para você!

Osteopenia e Osteoporose, um guia para você!

Prezado leitor, este é mais artigo da série que aborda doenças degenerativas de ossos e articulações. Desta vez a Fitness Magazine Brasil vai falar sobre a perda de matriz óssea que causa, em um primeiro momento a osteopenia e se agrava com a osteoporose, sendo esta última a doença dos ossos mais comum em idosos.

O Cálcio é um mineral importante tanto para o processo de endurecimento dos ossos quanto para várias atividades celulares como a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular. Desta forma, se não houver a ingestão do cálcio necessário através da alimentação, o seu corpo irá retirá-lo da matriz óssea. Se este desequilíbrio se perdurar por muito tempo, ocorre a osteopenia e, se ele perdurar ainda mais, ocorre a osteoporose, com o osso tornando-se poroso e quebradiço.

Osteopenia e Osteoporose

O público mais susceptível à osteoporose é a mulher de etnia branca pós-menopausa, isto ocorre porque nesta fase da vida há aceleração do processo de desmineralização dos ossos e devido a menor produção de vitamina D por pessoas de pele clara.

Outras causas envolvem a ausência de estresse físico sobre os ossos devido ao sedentarismo, baixa ingestão de cálcio e proteínas e idade avançada. Os ossos mais acometidos são o fêmur, as vértebras e o do punho.

Uma vez instalada, o tratamento da osteoporose não surte um efeito muito positivo. Por isto o mais importante é que você se atente aos meios de preveni-la!

A principal forma de prevenção é a correta ingestão de cálcio, o banho de sol moderado, para que ocorra a produção de vitamina D e a prática de atividades físicas que favoreçam o aumento da densidade mineral óssea, como a musculação e exercícios de impacto.

Por outro lado, caso a osteopenia/osteoporose já seja uma realidade para você, atividades físicas de impacto passam a ser contraindicadas. Nesta situação, a indicação é de atividades sem descarga de peso como a hidroginástica.

Esperamos que as dicas da Fitness Magazine Brasil levem você a adotar um estilo de vida mais saudável em relação aos seus ossos, com a correta ingestão de cálcio, exposição ao sol e a prática regular de atividades físicas!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.