Imunidade, o que você não sabia!

Imunidade, o que você não sabia!

Como anda sua imunidade? Você sabe como funciona a sua imunidade, e conhece os fatores que a afetam? Neste artigo da Fitness Magazine Brasil vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre imunidade.

O clima e a imunidade

O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso apresenta grande variabilidade de regiões climáticas. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o inverno é caracterizado por diminuição da temperatura e, principalmente, pela diminuição da Umidade Relativa do Ar, o que facilita o surgimento de problemas respiratórios. Os mais comuns são as alergias e as infecções respiratórias e ambos causam uma resposta em seu sistema imunológico.

Processos inflamatórios e infecciosos

O primeiro ponto importante é entender que, ao sofrermos uma lesão ou termos contato com algum micro-organismo, como vírus, fungos ou bactérias, ocorre um processo inflamatório. Este processo inflamatório pode evoluir para um processo infeccioso se o agente causador resistir ao processo inflamatório;

Outra possibilidade são os eventos autoimunes, em que o corpo entende como estranho algo que pertence a ele. Exemplos de doenças com componente autoimune incluem alergias, algumas doenças reumáticas e algumas reações asmáticas.

Entre as células do sangue temos um grupo especializado em nossa defesa contra agentes internos ou externos que formam, em seu conjunto os glóbulos brancos, ou leucócitos.

Super leucócitos: eles defendem nosso corpo!

Os leucócitos dividem-se em 3 grupos principais:

1 Granulócitos, formados pelos neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os neutrófilos são células fagocitárias, ou seja, que englobam e digerem agentes invasores inflamatórios ou infecciosos.

Os eosinófilos atuam em infecções parasitárias ou quando o agente causador é grande demais para ser fagocitado, fixando-se ao agente e liberando substâncias tóxicas a ele, também estão relacionados a alergias, em especial do trato respiratório.

Os basófilos atuam conjuntamente com os mastócitos (célula semelhante a ele, mas que fica fora da corrente sanguínea), sendo responsáveis pela produção de heparina (anticoagulante), histamina, bradicinina e serotonina (estes três últimos relacionados às alergias).

2 Os Monócitos são células que, ao saírem da corrente sanguínea, dão origem aos macrófagos, que também tem ação fagocitária. Eles são a primeira linha de defesa em caso de lesões ou de contato com agentes infecciosos.

3 Os Linfócitos dividem-se em células B (secreta anticorpos), Células T (secreta fatores antitumorais e anti-infecciosos) e Células NK (matadoras naturais). Ao se vacinar, você está sensibilizando o sistema imunitário ligado aos linfócitos, deixando-os preparados para quando o seu corpo entrar em contato com o agente causador da doença.

Vacinação e imunidade

Um quarto grupo dá origem às plaquetas, que estão relacionadas ao mecanismo de coagulação do sangue e, durante uma inflamação ou infecção, possuem a importante função de isolar o local acometido, impedindo que o processo inflamatório ou infeccioso instalado se dissemine pelo corpo.

Como você pôde ver a saúde do seu sistema imunológico é fundamental para a sua saúde geral. Ela pode ser promovida através da vacinação e da manutenção de bons hábitos alimentares e de atividade física regular, além de abstenção de fumo, álcool e outras drogas!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.