Atualizado em 17/janeiro, 2017
Café: Mitos X Verdades!
Você é um amante do café? Este artigo é para você!
O café é uma bebida extremamente controversa. Existem muitas lendas a respeito do seu consumo, independentemente da quantidade. Buscando dar uma luz ao que é mito e verdade, a Fitness Magazine Brasil foi atrás das informações mais relevantes sobre o consumo de café e de seu principal componente, a cafeína.
Em relação ao seu efeito, a cafeína é o estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) mais consumido do mundo. É interessante ressaltar que a sua absorção depende da quantidade de água. Sendo assim, ao contrário do que versa a cultura popular, uma maior quantidade de café “fraco” pode levar a uma maior absorção de cafeína do que uma dose menor de café “forte”.
A cafeína aumenta o estado de alerta mas, em algumas pessoas sensíveis o seu consumo em grandes quantidades pode prejudicar o sono, viciar, levar a crises de abstinência, contribuir para a anorexia nervosa, rabdomiólise (lesão muscular com liberação de catabólitos nocivos no sangue), falência renal, diminuição da fixação de cálcio nos ossos e gastroenterite.
Se existem alguns aspectos negativos no café, por que continuamos bebendo nossa xícara de café?
Porque, por outro lado, além de ser muito gostoso, existe uma forte evidência científica de que o café diminui a possibilidade de risco de doenças cardiovasculares, regula a pressão arterial e acelera o metabolismo, sendo que o maior benefício do café é obtido com um consumo entre 3 a 5 xícaras ao dia.
Pesquisas epidemiológicas indicaram que mulheres que consomem café 3 vezes ao dia têm menor probabilidade de desenvolver câncer de pele do que aquelas que bebem menos de uma vez ao mês. No entanto, este resultado pode estar ligado a outros fatores. Acredita-se que estes efeitos benéficos possam estar relacionados com a capacidade da cafeína em diminuir a oxidação do DNA.
Estudos indicam que a cafeína atua de maneira favorável sobre a memória de longo prazo. Com base nestes resultados, alguns pesquisadores têm advogado a favor de seu uso para evitar o declínio cognitivo e tratar o Alzheimer, entretanto os estudos ainda são preliminares. Ainda a respeito dos benefícios da cafeína no SNC, existe forte indicação de que a cafeína também atua na prevenção da Doença de Parkinson.
O café pode ser benéfico ou maléfico, depende basicamente da quantidade e do estado de saúde de quem o consome.
A Fitness Magazine sugere que o seu consumo seja diminuído em casos de gestação, osteopenia e osteoporose, devido ao seu efeito negativo sobre a fixação do cálcio nos ossos e em pessoas com histórico de doenças do sistema gastrointestinal, em função de sua acidez. Fora estes casos específicos, a ciência tem indicado que o consumo de café até cinco vezes ao dia, desde que não substitua uma refeição completa, possui vários efeitos positivos!
Matéria de grande relevância para pessoas, como eu, que adora um bom cafezinho. Pois muitas informações nos chegam de que a cafeina é altamente nociva, mas não dão detalhes como os que acabo de ver na matéria em foco, Excelente! Obrigado/Ademar.
Amo meu café, não deixarei de beber nunca!!! :)