O que acontece com a nossa pele quando malhamos?

O que acontece com a nossa pele quando malhamos?

O que acontece com a nossa pele quando malhamos?

Você terminou de fazer a sua corrida, a face está ruborizada, o suor escorre! Será que este aumento da circulação sanguínea e a sudorese são benéficas para a pele?

Com o intuito de responder a esta pergunta, a Fitness Magazine Brasil buscou as pesquisas mais recentes sobre o efeito da atividade física sobre a pele, acompanhe!

A pele é o maior órgão do corpo humano, sua função principal é de proteção, isolando os órgãos internos do ambiente que nos cerca. Mas ela também tem outras funções, como a termorregulação e o metabolismo.

Alterações na pele decorrentes da atividade física.

Alterações na pele decorrentes da atividade física.

A primeira alteração na pele muito evidente após a atividade física é a vermelhidão. Este rubor acontece por causa da vasodilatação das artérias que ocorre em resposta à maior demanda por nutrientes e oxigênio dos músculos durante a atividade física.

O suor é decorrente do processo de termorregulação e visa a manutenção da temperatura corporal dentro de padrões fisiológicos.

Rosácea e exercícios físicos.

Normalmente o rubor não é um problema de saúde, mas as pessoas que tem tendência a desenvolver rosácea (reação inflamatória da pele) podem apresentá-la após a atividade física.

Para prevenir basta passar uma toalha embebida em água gelada no rosto durante o seu exercício.

Eczema, psoríase e acne.

Condições crônicas da pele como a eczema (tipo de alergia da pele), psoríase (doença cutânea de origem Hereditária) e a acne (inflamação das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos levando ao surgimento de cravos e espinhas) podem ser minimizadas pelo aumento da circulação do sangue durante a atividade física.

Além disto, o suor ajuda na limpeza da pele, removendo sujeira de dentro dos poros, diminuindo a possibilidade principalmente da acne.

Atenção! O uso de roupas com tecidos sintéticos durante a atividade física pode ajudar no surgimento destes problemas, uma vez que elas retêm o suor, então opte por roupas de tecidos naturais, como o algodão.

Envelhecimento da pele.

Este é o ponto mais complicado e controverso! Atividades físicas de baixa intensidade aumentam o fluxo sanguíneo em um patamar que ajuda na regeneração das células e do colágeno da pele.

Por outro lado, atividades físicas extenuantes por longos períodos aumentam a produção de radicais livres, o que pode aumentar a perda de estruturas de sustentação e  perdas celulares da pele, levando ao envelhecimento.

Mas se a sua dieta é rica em substâncias antioxidantes, como as vitaminas, o envelhecimento da pele também será retardado!

Vale a pena verificar junto ao seu nutricionista se a sua dieta o qualifica a treinamentos de alta intensidade e longa duração.

A atividade física associada ao vestuário correto e a uma alimentação saudável só traz benefícios para a sua pele!

Aproveite o seu treino para também cuidar do maior órgão do seu corpo: sua pele!

Deixe seu Comentário!

4 + 2 =