Você sabe como seu corpo mantém a temperatura?

Você sabe como seu corpo mantém a temperatura?

Você sabe como seu corpo mantém a temperatura?

As temperaturas mais baixas do inverno, bem como as elevadas do verão, levam a necessidade de ajustes do nosso sistema de manutenção da temperatura corporal!

Estes mecanismos de termorregulação foram um importante diferencial no crescimento da população humana e na colonização de diferentes partes da Terra pelos nossos ancestrais! Quer saber como eles funcionam? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil.

Segundo a Física, a troca de energia térmica pode ocorrer por condução, convecção e irradiação. No nosso corpo isto não é diferente!

MECANISMOS DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA

A condução é a troca de energia térmica entre componentes de um sistema, ou seja, através do contato de corpos. Um exemplo é quando entramos em uma piscina gelada e o nosso calor é transferido para a água, nos dando a sensação de frio.

A convecção é a troca de energia térmica em função do deslocamento de líquidos ou do ar. Ela fica evidente quando sentimos o frescor de uma brisa ou quando ficamos em frente a um ventilador.

A irradiação é a troca de energia térmica sem o contato entre corpos. Parece estranho, mas é assim que o sol, mesmo estando muito longe de nós, nos esquenta.

SUOR

Percebeu que em nenhum destes casos falamos do suor? Isto acontece porque o suor é um mecanismo exclusivo dos Seres Humanos! Quando o nosso corpo está excessivamente quente, produzimos suor que, ao evaporar, retira calor do nosso corpo, principalmente por condução e convecção.

Mas, nem sempre o suor é efetivo! Quando a Umidade Relativa do Ar (URA) está muito elevada, a capacidade do ar receber água fica diminuída. Neste caso, você pode estar suando muito, mas não vai estar perdendo temperatura, porque ele não vai estar evaporando.

É por isso que o ambiente quente e úmido complica nossa capacidade de manutenção de temperatura e pode levar a desidratação. O interessante é que o ambiente quente e seco também exige um maior cuidado com a hidratação, uma vez que a taxa de evaporação do suor é muito alta e você pode não perceber que está suando.

SUAR MUITO EMAGRECE?

SUOR E EXERCÍCIOS

Eu não gosto de suar, por isso carrego sempre uma toalha para secá-lo!

Você acaba de tornar o seu suor absolutamente inútil! Lembre-se que a termorregulação ocorre pela evaporação do suor, então, se você o seca, continuará com o seu corpo esquentando, podendo até mesmo desenvolver uma hipertermia.

Quer manter uma boa capacidade termorregulatória? Atente-se à hidratação e à URA, evite se exercitar nos horários mais quentes ou mais secos do dia, beba muita água em dias quentes ou úmidos e não seque o seu suor!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.