A tecnologia prejudica a saúde?
A vida moderna nos deu acesso a várias facilidades, decorrentes de novos produtos e tecnologias. Mas será que elas não nos prejudicam?
Assistir televisão próximo a ela é ruim para os olhos!
Na verdade, se você se aproximar muito da tela, irá diminuir a sua área de visualização, então terá que mexer mais os olhos para percorrer toda a cena.
Como o movimento ocular é diretamente correlacionado com a fadiga, o que vai acontecer é que você irá cansar os olhos mais rapidamente! Basta uma noite bem dormida e este cansaço estará resolvido, sem maiores danos aos seus olhos.
Ler com lâmpada de cabeceira ou com o flash do celular na escuridão faz mal para os olhos!
Tal qual ocorre com ver televisão de perto, o único efeito que acontecerá é o aumento do movimento ocular para acompanhar o faixo estreito de luz e por consequência aumento do cansaço visual.
Micro-ondas e telefone celular causam câncer!
A radiação emitida por qualquer eletroeletrônico é muito inferior a radiação absorvida após uma radiografia ou após um banho de sol de longa duração.
Notebook no colo causa esterilidade!
A atividade espermatogênica ocorre a uma temperatura menor que a temperatura corporal, porque elas ocorrerem nos testículos, externamente às regiões de temperatura controlada do corpo humano.
O calor gerado pelo uso eventual do computador no colo não é suficiente para cessar esta atividade que ocorre durante todo o dia em um homem em idade reprodutiva.
O que o calor gerado pelo notebook pode causar são queimaduras na pele, mas isto é um outro assunto.
Aparelhos eletroeletrônicos alteram a função do marca-passo cardíaco!
Infelizmente qualquer fonte de pulsos eletromagnéticos pode interferir no funcionamento deste aparelho, que é responsável por manter tantos portadores de doenças cardíacas vivos. Mas esta interferência depende da potência do pulso emitido.
O micro-ondas, por exemplo, possui blindagem eletrostática, o que atenua muito este pulso. Por esta razão, dificilmente é capaz de danificar um marca-passo. Por outro lado, o telefone celular pode sim alterar sua programação.
Games violentos levam a um comportamento agressivo!
O principal argumento dos pais para se preocuparem com as horas que os filhos passam jogando é este, no entanto, até onde a ciência pôde verificar, trata-se de um mito, uma vez que nenhuma pesquisa até hoje conseguiu estabelecer esta relação.
Por outro lado, as horas no videogame podem significar menos atividade física, o que pode gerar outros problemas de saúde como obesidade.
Mantendo os devidos cuidados a tecnologia pode ser muito utilizada a seu favor!
Deixe seu Comentário!