Sushi é saudável?
Gosta de comida japonesa? Este artigo é para você!
O que é o Sushi e como ele é feito?
O sushi é a combinação de arroz com peixes ou frutos do mar. Historicamente, é um prato relativamente moderno, com cerca de 200 anos, que evoluiu de uma antiga forma de se conservar frutos do mar com vinagre de arroz.
Em sua forma tradicional, ou seja, o peixe com arroz, é rico em proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e ômega 3.
O uso de frutos do mar mantém a fonte proteica, mas diminui o ômega 3, além de ter maior potencial de causar alergias e de aumentar o colesterol sanguíneo. No entanto, estas duas desvantagens dependem da predisposição de cada pessoa.
Muitas vezes as pessoas querem consumir o sushi com adereços, digamos, pouco tradicionais. Assim, começam a incluir no preparo queijos cremosos, tempura e condimentos gordurosos.
Isto tudo aumenta a quantidade de calorias do prato, ao mesmo tempo que diminui as suas características saudáveis.
O molho shoyu no sushi
Outro fator importante é o molho shoyu, feito à base de soja. Este molho tem muito sódio, o que pode levar ao aumento da pressão arterial. Assim, é melhor pedir a versão light em sódio.
O shoyu, tradicional ou light, também possui o glutamato monossódico, que pode causar alergia em pessoas predispostas.
Peixes que são topo da cadeia alimentar também são mais propensos a ter acúmulo de metais pesados. Isto acontece tanto com o atum quanto com o salmão.
Além disto, o salmão cru pode ser o vetor de um verme que causa uma doença chamada difilobotríase, ou tênia do peixe. Por isso é sempre bom conferir a procedência dos peixes que está consumindo cru!
O sushi pode ser saudável!
Mas para isto o peixe deve ser de boa procedência e o prato não pode estar cheio de queijos cremosos, gorduras e tempuras.
Além disto, o uso moderado do shoyu, de preferência light em sódio também é recomendado!
Amooooooooo acho que não vivo sem!!
Mas sem muito shoyu…