Quem deve se vacinar contra a gripe?

Quem deve se vacinar contra a gripe?

Quem deve se vacinar contra a gripe?

Todos os anos, entre os meses de abril e maio, o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro inicia a campanha de vacinação contra a gripe.

Você sabe por que esta campanha ocorre nesta época do ano? Sabe qual a importância da campanha? Sabe se você precisa se vacinar? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

O que causa a gripe?

A gripe é causada por um dos tipos do vírus influenza (A, B ou C). O tipo C é associado a infecções brandas. Os tipos B e A são os que possuem maior relevância para a saúde pública, pois estão relacionados a epidemias sazonais, ou seja, que ocorrem em determinadas épocas do ano.

O Influenza A possui os subtipos de maior gravidade, incluindo a gripe suína (H1N1) e a gripe do frango (H5N1). Já os tipos B e C são exclusivo dos Seres Humanos.

Como o vírus da gripe é transmitido?

Como o vírus da gripe é transmitido?

O vírus é transmitido através de secreções respiratórias, expelidas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar.

As mãos são um importante meio de transmissão, uma vez que elas podem encostar em superfícies contaminadas e serem levadas à boca ou nariz.

Após o contato com o vírus, a infecção demora de 1 a 4 dais para se manifestar. Com o início dos sintomas, o doente pode transmitir o vírus por até 10 dias!

Como você pôde ver, a gripe é causada por um vírus, e não pelo frio!

Por que a gripe é mais comum no inverno?

Porque as pessoas, devido ao frio, se mantêm em locais fechados, o que propicia a propagação do vírus.

A melhor prevenção, além da vacinação e da higienização das mãos, é manter os ambientes em que você transita bem arejados.

Saiba tudo sobre a Vitamina C

Por que a campanha de vacinação contra a gripe é importante?

O objetivo de a campanha ocorrer nos meses de abril e maio é imunizar as pessoas com maior predisposição a desenvolverem infecções respiratórias graves em função da gripe causada pelos vírus Influenza A e B.

Quando chegar o inverno e as pessoas começarem a se manter mais em ambientes fechados, a disseminação do vírus será menos problemática.

Para isto o SUS disponibilizou 60 milhões de doses de vacina, buscando imunizar pelo menos 90% da população de risco.

Como o Influenza sofre mutações genéticas, a cada ano a vacina é feita para os subtipos de vírus que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que serão mais prevalentes ao longo do ano que está por vir.

A vacina é feita com o vírus morto, não havendo a possibilidade de que a pessoa desenvolva a doença em função de ter sido vacinada.

Vacina contra a gripe.

Vacina contra a gripe.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

O público alvo da campanha são pessoas com mais de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, profissionais da área de saúde, educação e sistema prisional, povos indígenas, gestantes e mulheres que deram à luz recentemente.

Além destes, pessoas imunossuprimidas, imunodeprimidas e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem se vacinar.

Contraindicações da vacinação

O preparo da vacina envolve a utilização de ovo de galinha. Assim, pessoas que são alérgicas a ovo não podem ser vacinadas.

Outra contraindicação é para pessoas que têm histórico de síndrome de Guillan-Barré, uma doença autoimune que ataca o Sistema Nervoso.

Como você pôde ver, a vacinação é segura e muito indicada para a população em geral, mesmo aquela que não está na lista dos grupos de risco atendidas pelo SUS.

Caso não tenha acesso a vacinação pela rede pública, você pode procurar uma farmácia ou laboratório que a disponibilize para que você se imunize.

Deixe seu Comentário!