Para onde vai a gordura quando emagreço?

Para onde vai a gordura quando emagreço?

Para onde vai a gordura quando emagreço?

Você já pensou para onde foi a gordura que você perdeu com a sua dieta ou atividade física? A resposta pode te surpreender, ainda mais porque ela mostra a complexidade do corpo humano!

Em um estudo, perguntou-se a diversos profissionais de saúde para onde que vai a gordura eliminada do corpo humano. A grande maioria dos profissionais considerou que ela era consumida na forma de calor e energia. Embora esta resposta possa parecer óbvia, dado ao tanto que você sua durante uma atividade física, ela é em parte incorreta!

O que acontece com a gordura quando emagrecemos?

A gordura é eliminada nas fezes, suor ou urina? Sim e não!

A gordura vira músculos? O componente básico dos músculos são os aminoácidos e, embora parte deles possa ser sintetizado pelo corpo humano (aminoácidos não-essenciais), isto não ocorre prioritariamente a partir de gordura.

Então, por onde ocorre esta eliminação? Primeiro vamos entender a gordura!

Composição da Gordura Corporal

A gordura é um composto orgânico, ou seja, baseado em carbono. Além de carbono, ela também é composta por oxigênio e hidrogênio.

Neste momento, lembre-se de suas aulas de química na escola! Na natureza, nada se cria, tudo se transforma! Logo, a molécula de gordura é metabolizada para a produção de energia, neste processo, ela é quebrada em água (H2O) e gás carbônico (CO2).

Bingo! A gordura que você perdeu gerou energia, água e gás carbônico!

A energia foi consumida pelo seu corpo, mas este consumo não elimina os elementos químicos que compõe a gordura (carbono, hidrogênio e oxigênio). Estes elementos são prioritariamente eliminados pela respiração, embora parte da água produzida também possa ser eliminada pela urina e suor.

Achou complexo? O corpo humano é realmente complexo, por isso que não dá para pensarmos que o emagrecimento seja possível apenas com dieta.

Se você não fizer exercícios associados à dieta, o seu gasto energético pode não ser suficiente para que você tenha um balanço calórico negativo (em que as calorias ingeridas são menores que as consumidas) com consequente perda de peso.

Lembre-se que se não houver consumo da gordura, pela produção de energia, água e gás carbônico, você não vai perder peso!

Quer ter um balanço calórico negativo? Converse com o seu treinador e o seu nutricionista, eles farão os cálculos necessários para que isto ocorra!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.