Articulação Temporomandibular (ATM)

Articulação Temporomandibular (ATM)

Atualizado em 21/fevereiro, 2016

A Articulação Temporomandibular (ATM) é a única articulação móvel presente na cabeça do ser humano. Ela é formada entre o côndilo da mandíbula e o osso temporal, apresentando um disco articular entre estes dois ossos. Sua função está relacionada ao sistema estomatognático e envolve mastigação, deglutição, respiração e fonação.

Como a ATM é muito utilizada, sua estrutura difere das demais articulações do corpo humano. Sua cartilagem articular é reforçada com a presença de uma maior quantidade de colágeno. O disco articular favorece a congruência óssea e a porção retrodiscal é rica em tecido elástico.

Causas e Sintomas da Disfunção da articulação temporomandibular (DTM)

Da mesma forma que a sua estrutura ímpar favorece a sua função, a ATM também é muito susceptível a lesões. A disfunção da ATM (DTM) é mais comum em mulheres (até oito vezes mais que em homens!) e é caracterizada pela diminuição da abertura da boca, rigidez ou instabilidade da ATM.

As causas da DTM envolvem má formação do disco ou das estruturas ósseas, fraturas ósseas, traumas no disco, espasmo e encurtamentos musculares, lesões do nervo trigêmeo, paralisia facial, má oclusão (bruxismo e retrognatismo), inflamação, artrose e, principalmente, o deslocamento errôneo do disco articular. Este último, embora esteja presente de maneira assintomática em 33% da população, sendo responsável pelos estalidos que a pessoa sente na região anterior ao ouvido, quando excessivo, causa o travamento da ATM com a boca aberta e dor incapacitante. Estes sintomas podem ser potencializados por hábitos ruins, como mascar chicletes e fumo de rolo, fumar e apoiar o queixo sobre as mãos.

Veja mais sobre Saúde e Cuidados

ATM Tratamento

O tratamento envolve a atuação de diversos profissionais. O neurologista é necessário quando o acometimento tem origem neurológica. O cirurgião dentista se faz necessário para as medidas medicamentosas, tais como anti-inflamatórios e analgésicos. O ortodontista se faz necessário em casos de bruxismo, retrognatismo e má oclusão, embora, em situações extremas, haja necessidade de cirurgia bucomaxilofacial. A fisioterapia atua diminuindo a dor, alongando e fortalecendo a musculatura da ATM, a fonoaudiologia, por sua vez, é fundamental para a melhora da função do sistema estomatognático.

Assim, caso você sinta dor ao abrir e fechar a boca, com estalidos associados e, eventualmente, não consiga fechar a boca, procure o profissional de sua confiança, entre os indicados pela Fitness Magazine Brasil, para que ele possa avaliar seu caso e propor a conduta mais adequada.

Ajude-nos a ajudar outras pessoas! Compartilhe.

Deixe seu Comentário!