Como funcionam os anabolizantes e quais são os perigos?

Como funcionam os anabolizantes e quais são os perigos?

Atualizado em 21/fevereiro, 2016

Como funcionam os anabolizantes e quais são os perigos?

O que são anabolizantes?

“Esteroides anabolizantes androgênicos”  é o nome familiar para substâncias sintéticas relacionadas com os hormônios sexuais masculinos como a testosterona, por exemplo. Promovem o crescimento muscular e esquelético (efeitos anabólicos) e o desenvolvimento de características sexuais masculinas como crescimento das cordas vocais, dos testículos, e dos pelos do corpo (efeitos androgênicos). Estes efeitos se apresentam tanto em homens quanto em mulheres.

A palavra anabolizante vem do grego ἀναβολή (anabol) que pode ser interpretado como “para acima”, “que é jogado para acima” ou “que acumula ou aumenta” e a palavra androgênico vem do grego ἀνδρός (andros) + γενής (genes) que pode ser traduzido como “de um homem” e “nascido”.

O termo “anabolizantes” será usado ao longo do texto para simplificar o conjunto de substâncias e pela familiaridade do termo para os leitores, embora o termo correto seja “esteroides anabolizantes androgênicos”.

Os anabolizantes foram desenvolvidos no final da década de 1930 principalmente para o tratamento do hipogonadismo, uma condição na qual os testículos não produzem testosterona suficiente para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento sexual normal. O uso médico primário destas substâncias é tratar a puberdade atrasada, alguns tipos de impotência e enfraquecimento do corpo causado pelo vírus HIV ou outras doenças.

Durante este período se descobriu que os anabolizantes podem facilitar o crescimento da musculatura e sistema ósseo em animais de laboratório, isso provocou o abuso destas substâncias principalmente entre fisiculturistas, levantadores de peso e outros esportistas.

Porque eles são controlados rigorosamente? Os perigosos efeitos colaterais para a saúde também estão presentes! Alterações cutâneas, enfraquecimento dos folículos capilares, tumores ou distúrbios no funcionamento do fígado, distúrbios e alterações mentais e psíquicas como comportamento agressivo explosivo e ataques súbitos de ira, ataques paranoicos, psicoses e alucinações, podem causar também hemo-coagulações e aumento da pressão arterial, entre outros.

Tipos de anabolizantes

Tipos de anabolizantes

Os anabolizantes podem ser classificados em dos grupos: 

Esteroides androgênicos anabolizantes exógenos

Esteroides androgênicos anabolizantes endógenos

Uso dos anabolizantes

O uso dos anabolizantes é restrito para fins médicos e terapêuticos!

Nunca use anabolizantes por conta própria, além de proibido é perigoso para sua saúde.

Efeitos dos anabolizantes

Efeitos e consequências negativas do uso e abuso de anabolizantes.

Sistema hormonal

Homens:

  • Infertilidade
  • Aumento das mamas
  • Encolhimento dos testículos
  • Calvície prematura

Mulheres: 

  • Alargamento e crescimento do clítoris
  • Crescimento e aumento do pelo corporal
  • Calvície prematura

Sistema ósseo

Baixa estatura quando são administrados em adolescentes

Ruptura do tendão

Sistema cardiovascular

Aumento do colesterol ruim

Diminuição do bom colesterol

Pressão arterial elevada

Ataques cardíacos

Alargamento do ventrículo esquerdo do coração

Danos no fígado

Câncer

Poliose hepática

Tumores

Danos na pele

Cistos e acne grave

Excesso de oleosidade no couro cabeludo

Icterícia

Retenção de fluidos

Infecções

Aumento nos riscos de adquirir HIV/AIDS

Aumento nos riscos de adquirir Hepatite B e C

Lembrado que os anabolizantes comercializados ilegalmente, geralmente são criados em laboratórios clandestinos que não cumprem nenhum tipo de normas médicas, cientificas e sanitárias. Muitos elementos usados na criação dos anabolizantes são falsificados, de uso veterinário e possivelmente contaminados. E por serem, na maioria dos casos, substâncias injetáveis, os riscos aumentam.

Efeitos psíquicos

Aumento da raiva e da agressão

Desenvolvimentos de manias

Delírios

Comprar anabolizantes e vender anabolizantes – Ilegalidade

As substâncias anabolizantes estão restritas ao uso médico para fins terapêuticos. Quem comercializa estes produtos restritos pode ser processado pelos crimes de tráfico de drogas, falsificação de produtos destinados para fins medicinais e integração de organizações criminosas. As penas para estes crimes variam e podem alcançar até 38 anos de prisão. A Fitness Magazine Brasil entrou em contato com o departamento de imprensa da Polícia Federal e foi informada de que eles mantém um monitoramento constante para controlar e punir quem produz, armazena e/ou comercializa ilegalmente estas substâncias no Brasil.

Tenha cuidado com seu corpo e sua saúde!

Seja qual for seu objetivo físico (ganho de força, ganho de massa muscular, melhorar seu desempenho, etc.) ele deve ser alcançado tomando todos os cuidados necessários e de maneira natural. Sempre consulte os profissionais adequados, seu nutricionista, seu médico, seu professor de educação física e temos certeza que você chegará lá da melhor maneira!

Bons treinos!

Vamos falar de Proteína: Quando, Onde e Quanta Você Precisa?

Como você pode ajudar outras pessoas? Compartilhe na sua rede social favorita!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.