Melhore seu desempenho nas corridas escolhendo o tênis certo!

Melhore seu desempenho nas corridas escolhendo o tênis certo!

Melhore seu desempenho nas corridas escolhendo o tênis certo!

Você é daqueles que gostam de calçar um tênis e sair correndo por aí? Dá última vez que você foi comprar um tênis, o vendedor te perguntou como era a sua pisada e você não soube responder? Pensando em você, a Fitness Magazine Brasil vai falar um pouco sobre os pés e os calçados utilizados para a prática de corrida!

Vamos começar pelos pés, afinal, você que é corredor, deve ter a curiosidade de saber o que é uma pisada pronada ou supinada!

O pé é um complexo articular que realiza uma série de movimentos. Durante a caminhada e a corrida, os movimentos mais importantes são a Pronação e a Supinação. A Pronação do pé é um movimento coordenado de várias articulações que faz com que o pé diminua o seu arco plantar, amortecendo impactos. A supinação, por sua vez, é o movimento coordenado de várias articulações do pé que resultam no aumento do seu arco plantar, aumentando a estabilidade do pé.

Este movimento do arco plantar é muito importante durante a caminhada e a corrida, daí a importância do uso de um calçado adequado para qualquer uma destas atividades físicas! Para você entender esta importância, vamos dividir o caminhar (ou correr) em quatro fases: 1. Choque de calcanhar; 2. Apoio Médio; 3. Impulsão; 4. Oscilação.

O choque de calcanhar é o primeiro contato do pé com o chão, neste momento, ele está em supinação. Do choque de calcanhar até o apoio médio, o pé realiza a pronação, distribuindo a força da pisada para os seus principais pontos de apoio com o chão (base do dedão, base do dedinho e calcanhar). Do apoio médio à impulsão, o pé volta a fazer supinação, para sair com mais velocidade e força do chão. A fase de oscilação corresponde ao momento em que o pé não se encontra apoiado no chão.

Uma observação interessante é que a transição entre a caminhada e a corrida ocorre quando os dois pés não se encontram apoiados no chão ao mesmo momento. A marcha atlética, por sua vez, é um esporte que envolve caminhar na maior velocidade possível, assim o atleta tem de manter sempre os dois pés apoiados no chão, daí decorre aquele movimento todo do quadril, que se assemelha à “rebolada”!

Agora que você já tem uma ideia dos movimentos do pé durante a caminhada, marcha atlética e corrida, vamos a um ponto importante! A maioria das pessoas apresenta alterações do arco plantar que modificam este ciclo que foi descrito! O pé pronado é o pé plano, ou seja, com o arco plantar diminuído. O pé supinado, por sua vez, é aquele que tem o arco plantar aumentado.

Além destas alterações no pé causarem desvios no padrão de caminhada, outras alterações podem estar associadas. Se a pessoa tem o pé supinado, tem maior tendência a torcer o pé para dentro, devido à uma maior inversão do tornozelo. O pé pronado e o supinado podem levar à inflamação da fáscia plantar, que é uma banda de tecido fibroso localizada na sola do pé que ajuda na manutenção do arco plantar. O pé pronado pode levar a impulsão somente sobre o primeiro dedo, com tendência a desenvolver o joanete!

Vo precisa de um tênis para pisada pronada ou supinada? Talvez não!

Para melhorar o seu desempenho nas corridas ou caminhadas é importante que estas alterações sejam atenuadas! Mas, como isto é possível se o meu pé é assim? Realmente, o pé não tem como consertar mas podemos adequar o piso a ele! E é isto que os tênis para pisada pronada ou supinada fazem! Quando o seu pé não apresenta nenhuma alteração do arco plantar, a sua opção é o tênis de pisada neutra.

Mas o meu pé é muito “torto” e, mesmo usando o tênis adequado à minha pisada, continuo apresentando problemas nele, no joelho, quadril ou até na coluna! O que devo fazer?

Os tênis, até por serem feitos em um processo industrial, não são capazes de corrigir alterações da pisada muito acentuadas. Neste caso, você deverá procurar o seu Fisioterapeuta de confiança e conversar com ele sobre a necessidade de usar palmilhas biomecânicas feitas sob medida para o seu pé. Optando pelo uso da palmilha, você passa a usar o tênis de pisada neutra, uma vez que será ela a responsável por adequar o piso ao seu pé!

Além de escolher a sua marca ou sua cor favorita, escolha os tênis de acordo com o seu tipo de pisada!

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