Conheça os exercícios campeões na queima de calorias!
Você está sempre fazendo atividades físicas regulares e mesmo assim o seu peso não diminui? É claro que existem várias explicações para este fenômeno, uma delas é que você pode estar fazendo exercícios abaixo da intensidade necessária para chegar ao seu objetivo.
A Fitness Magazine Brasil fez um levantamento dos exercícios físicos campeões na queima de calorias e para completar também incluiu algumas curiosidades sobre cada um deles, acompanhe!
Corrida para emagrecer
Em um cálculo bem aproximado, a corrida gasta 1 caloria por quilograma de peso por km percorrido, ou seja se você pesa 70 kg você vai gastar 70 calorias por cada km percorrido. O interessante é que este gasto não é muito diferente do da caminhada. No entanto se você correr irá percorrer uma distância maior em um mesmo tempo, logo, ponto para a corrida.
Pular corda para emagrecer
Uma hora pulando tem um gasto calórico equivalente a uma corrida/caminhada com 13 km de extensão. Tal qual a corrida, tem a desvantagem de ser um estímulo maior para os membros inferiores, o que acaba por não estimular a musculatura ou o aumento da massa óssea dos membros superiores.
Artes marciais para emagrecer
Embora o valor de referência seja para o Taekwondo, resultados semelhantes são observáveis em qualquer arte. A grande vantagem desta modalidade é que o treinamento inclui trabalho de condicionamento cardiovascular, flexibilidade e resistência muscular para tronco e membros, e estímulo para o aumento da massa óssea para todo o corpo.
Natação para emagrecer
Tem um gasto calórico quatro vezes maior que o da corrida, ou seja 4 calorias/kg/km. Assim, uma pessoa de 70 Kg terá um gasto calórico de 280 calorias para cada km nadado. A grande vantagem da natação é que ela permite um trabalho global de todo o corpo, principalmente para as variáveis resistência muscular e condicionamento cardiovascular.
Subir escadas para emagrecer
Outro exercício que prioriza os membros inferiores, embora você possa associar o trabalho de membros superiores se usar o corrimão, mas lembre-se de usar igualmente os dos dois braços para não trabalhar apenas um deles.
Jogar tênis para emagrecer
O único problema do tênis é que ele é um esporte unilateral para os membros superiores, então não pode ser a sua única opção de exercício físico uma vez que pode causar crescimento assimétrico da musculatura do seu membro superior dominante.
Basquete para emagrecer
Não é o esporte mais popular do Brasil, mas tem um gasto calórico superior ao do futebol. Isto ocorre porque o basquete envolve atividades tanto de membros superiores como de membros inferiores, enquanto o futebol acaba ficando mais restrito aos membros inferiores.
Patins para emagrecer
Não tem o mesmo gasto calórico por km percorrido da corrida, mas mesmo assim é um exercício bastante intenso. É outro exercício que acaba priorizando muito a ação dos membros inferiores.
Deu para você ver que existem várias opções para o gasto de calorias intenso em exercícios físicos. Mas se você quiser ficar com aquele corpo esbelto e simétrico, é importante que opte por atividades mais completas! Ou que associe seu exercício físico de gasto calórico com outras atividades que o complementem!
Deixe seu Comentário!