Olimpíada de Matemática Rio 2017

Olimpíada de Matemática Rio 2017

Olimpíada de Matemática Rio 2017

Você já leu na Fitness Magazine Brasil que existem várias competições de esportes que são atividades físicas.

Da mesma forma, existem competições que envolvem atividades de baixo gasto calórico, mas demandam grande capacidade de concentração e de conhecimento.

Olimpíada de Matemática Rio 2017

Juntando estas duas coisas surgiu a Olimpíada Internacional de Matemática, que será sediada pela cidade do Rio de Janeiro em Julho de 2017.

Quem pode participar das Olimpíadas de matemática?

Os competidores das Olimpíadas são alunos de 16 a 19 anos, oriundos exclusivamente de Escolas Públicas.

O Brasil será representado por seis alunos, um de Pernambuco, dois do Ceará, dois de São Paulo e um de Minas Gerais.

Que benefícios estes estudantes terão por serem bons na solução de problemas matemáticos?

A matemática é uma disciplina que muitos consideram desnecessária, mas isto não é verdade!

Os benefícios associados a ela envolvem sua natureza experimental, que incentiva a busca do resultado pelo esforço do próprio estudante, o que aumenta sua autoestima, autonomia e independência. Além disto, ela favorece o raciocínio, concentração, criatividade e intelectualidade.

Mais importante ainda é que o conhecimento da matemática também nos ajuda a entender como funciona a dinâmica da economia e de nossas finanças, além de nos dar noções de espaço e de quantidades.

O que fazer para melhorar a habilidade matemática?

A noção de geometria espacial é muito importante para o aprendizado da matemática e ele é muito dependente de como se dá o desenvolvimento de uma criança.

Atividade Física e Habilidade Matemática

Quanto mais atividade física uma criança realiza, em especial aquelas relacionadas a correr, saltar, lançar, agarrar e escalar, mais ela tende a desenvolver suas habilidades espaciais. Isto, futuramente, pode ser muito benéfico para o seu raciocínio matemático.

Por outro lado, a restrição do espaço da criança através do encarceramento em berços, bem como o uso de brinquedos que auxiliam na manutenção do equilíbrio, como o voador, prejudicam o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

A habilidade matemática, embora tenha um lado muito relacionada à aptidão, também pode ser estimulada na infância através da liberdade motora e, no decorrer da vida, através da prática de jogos e exercícios matemáticos, nos mesmos moldes dos que estarão presentes na Olimpíada Internacional da Matemática!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!