Musculação ou Ginástica Localizada?

Musculação ou Ginástica Localizada?

Musculação ou Ginástica Localizada?

Se você tem acompanhado nossos artigos que comparam diferentes formas de trabalhar os músculos, talvez tenha imaginado que com Musculação, Pilates e CrossFit, as possibilidades se esgotaram!

Nada disso! Ainda existe o trabalho rítmico de fortalecimento muscular: a secular Ginástica Localizada!

Como a Ginástica Localizada atua sobre os músculos?

A Ginástica Localizada é uma atividade rítmica, que segue a batida de uma trilha sonora adotada pelo Professor. A trilha envolve músicas mais lentas em seu início e término, de forma a propiciar um aquecimento e um resfriamento.

Já no meio da aula normalmente são usados os ritmos mais rápidos e este é o momento em que os efeitos fisiológicos mais evidentes da Ginástica Localizada ocorrem.

Entre os efeitos da Ginástica Localizada estão a melhora do condicionamento cardiovascular e da resistência muscular.

Por ser realizada em grupos, a Ginástica Localizada tem um forte componente motivacional, o que reflete em sua alta taxa de adesão.

Por outro lado, a atividade em grupo tem a desvantagem de desconsiderar a individualidade dos alunos. Com isto o aluno precisa estar muito consciente de seus limites ao determinar os pesos com os quais irá executar as séries, bem como não exagerar nos números de repetições.

Para quem é indicada a Ginástica Localizada?

 Musculação X Ginástica Localizada.

Algumas academias possuem aulas de Ginástica Localizada voltadas para abdominais e glúteos, o que acaba tornando mais lúdicos alguns dos exercícios que muitas vezes são negligenciados na musculação!

Quando comparada à musculação, a grande desvantagem da Ginástica Localizada está na falta de individualização durante sua prática.

Além disto, como é uma atividade muito voltada para a componente resistência muscular, o seu efeito sobre o ganho de volume muscular (hipertrofia) é inferior ao da musculação, principalmente para os membros superiores, peito e dorso.

Por outro lado, o gasto calórico é o maior que o pilates e musculação, devido à grande demanda sobre o coração, abdominais, glúteos, e membros inferiores.

Para quem é indicada a Ginástica Localizada?

A grande indicação da Ginástica Localizada é para o aluno que procura uma atividade muscular, que envolva a interação com outras pessoas, com o objetivo de emagrecer evitando a flacidez, principalmente na barriga, bumbum e pernas!

É importante lembrar que a Ginástica Localizada pode ser sim associada à Musculação! Esta associação é muito interessante principalmente quando a sua academia oferece aulas que são específicas para grupos musculares! Basta você não treinar estes grupos na musculação no dia em que for realizar as aulas de Localizada!

Deixe seu Comentário!