Sedentarismo e Educação

Sedentarismo e Educação

Sedentarismo e Educação

Você já leu na Fitness Magazine Brasil sobre o que é sedentarismo, quais as suas consequências e como adotar um estilo de vida que o combata.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz novos dados sobre o sedentarismo no Brasil.

A Fitness Magazine Brasil foi atrás deles para te manter informado!

Sedentarismo no Brasil

A pesquisa apresentada relata apenas se há ou não prática esportiva ou de atividade física pelo entrevistado. Desta forma, não foi possível verificar se os praticantes realizavam o mínimo de atividade física preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, 60 minutos de atividade de vigor médio ou superior três vezes por semana.

Mesmo assim, os dados são preocupantes, 76% da população brasileira com mais de 15 anos de idade não pratica nenhum tipo de atividade física ou esporte!

Entre as mulheres o quadro é ainda pior, 83,1% da população feminina acima de 15 anos de idade é sedentária! Até os 17 anos de idade a população é mais fisicamente ativa, com até 50% praticando alguma coisa. Acima dos 60 anos apenas 26% mantém este hábito saudável.

Principais motivos do sedentarismo

Os motivos para o sedentarismo variam de acordo com a idade. Os mais jovens citam a falta de interesse, o que reflete uma péssima cultura esportiva. Os mais velhos, por sua vez, citam a falta de tempo. Por outro lado, os praticantes procuram relaxamento, diversão e qualidade de vida.

Pessoas de maior nível sociocultural são mais ativas que pessoas com menos educação formal. No entanto, a análise por Estados não seguiu esta lógica, a população mais ativa está no Amazonas, Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.

Esportes mais praticados no Brasil

Os esportes mais praticados são, para os homens, o futebol e a caminhada, outros muito relatados foram o ciclismo e artes marciais. Entre as mulheres são a danças, ginásticas e caminhada.

As mulheres, embora sejam menos adeptas à prática esportiva, quando praticam são mais frequentes que os homens.

A população acha que é importante que o poder público invista no Esporte, curiosamente, as pessoas que se opõe ao apoio estatal, acham que os recursos têm de ser investidos em saúde, educação e segurança!

Mal sabem elas, e provavelmente por não se interessarem pela prática esportiva, que o esporte é um meio de melhora de dados de saúde e educação! Além disto, o esporte comprovadamente afasta as crianças da criminalidade!

Quer saber mais sobre o sedentarismo e os seus malefícios, continue acompanhando as publicações da Fitness Magazine Brasil!

Deixe seu Comentário!