O que é BCAA? Suplementar ou não?

O que é BCAA? Suplementar ou não?

BCAA suplementar ou não?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a suplementação de aminoácido de cadeia ramificada, popularmente conhecido como BCAA (sigla do inglês para branched-chain amino acid).

Mas você sabe se esta suplementação é realmente necessária? Ou mais, você realmente sabe quais são os BCAA?

O que são os aminoácidos?

Os aminoácidos são substâncias orgânicas, ou seja, compostos de carbono, que são os componentes estruturais das proteínas. Esta molécula se caracteriza por ter um grupo funcional amino (NH2), um grupo funcional carboxila (COOH) e um radical (R).

Como o grupo amina está sempre ligado ao segundo carbono a partir da carboxila, os aminoácidos das nossas proteínas podem ser também chamados de αaminoácidos. Tais aminoácidos se dividem em dois grupos, os essenciais, que não são produzidos pelo corpo humano, devendo vir de fontes externas, e os não-essenciais, que podem ser sintetizados pelo nosso corpo.

Os essenciais envolvem a valina, leucina e isoleucina, que são exatamente aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA! Logo, você deve supor que a suplementação deles é desejável para pessoas fisicamente ativas que necessitam de uma maior carga de proteínas.

Sim e não! A suplementação de proteínas, por si só, já é bem polêmica na literatura. Embora o percentual de aporte de proteínas em relação às necessidades calóricas de um atleta possa chegar a 30% ou mais durante uma fase competitiva, de um modo geral não há necessidade de mais do que 1,6 gramas por kg de peso por dia.

Se a pessoa for sedentária, a necessidade é inferior a 1 grama por kg de peso por dia. Além do mais, é possível chegar a esta quantidade de proteínas através de uma dieta equilibrada, sem necessariamente ter de recorrer à suplementação.

Vale a pena consumir BCAA?

Vários alimentos são ricos em BCAA, tais como carne de frango (aproximadamente 4 gramas de BCAA a cada 100 gramas) e ovos (aproximadamente 1,6 gramas de BCAA por ovo). Desta forma, a alimentação equilibrada, muito provavelmente, também pode garantir as suas necessidades diárias de BCAA!

Ficou em dúvida se a sua dieta atinge ou não suas necessidades de BCAA? Converse com o seu nutricionista de referência! Uma consulta pode ser mais econômica que a compra de suplementos caros que podem ser desnecessários.

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