A dor nos joelhos pode ter muitas origens!

A dor nos joelhos pode ter muitas origens!

Você gosta de correr ou participa de grupos de corrida? Então já deve ter sentido ou ouvido relato de alguém que sentiu, dor na região anterior do seu joelho!

Esta dor, usualmente chamada de síndrome patelofemoral (SPF) muitas vezes leva o corredor a suspender suas atividades e a procurar tratamento… para o joelho.

No entanto, a origem da SPF pode vir de outros locais, sendo apenas o sintoma localizado no joelho. Difícil de entender ou acreditar? Acompanhe neste artigo da fitness Magazine Brasil!

Saiba como evitar dor e lesões no joelho

QUAL É A ORIGEM DA DOR NO JOELHO?

Você já deve ter escutado aquele dito popular que diz que uma corrente arrebenta no elo mais fraco. No caso da SPF, o joelho pode representar o elo mais fraco que envolve todo o membro inferior. Desta forma, alterações no pé, ou quadril também podem implicar em dor no joelho.

Cuide dos seus pés e tornozelo inteligentemente!

O pé pode ter alterações estáticas, quando ele é cavo (supinado), apresentando aumento de arco plantar, ou quando ele é plano (pronado), apresentando diminuição de arco plantar. Também pode ter alterações dinâmicas, quando apresenta um aumento ou diminuição da pronação durante a marcha, ou seja, quando ele perde totalmente seu arco plantar ou quando o mantém durante toda a fase de apoio do pé durante a marcha.

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Todas estas alterações podem implicar em maior rotação do joelho durante a marcha, predispondo a SPF!

Outras possibilidades envolvem a falta de mobilidade do tornozelo para os movimentos de flexão plantar e dorsiflexão e a falta de força do músculo sóleo. Este músculo traciona a tíbia posteriormente quando o pé está apoiado no chão, diminuindo a tensão muscular sobre o joelho.

O quadril, por sua vez, pode aumentar a tensão sobre o joelho quando a pessoa apresenta alterações no fêmur, como a coxa vara ou valga e a anteversão ou retroversão femoral, ou no alinhamento da pelve.

Você vai querer entender mais sobre Anteversão pélvica

Além destas alterações do fêmur, estudos recentes mostraram a importância da musculatura do quadril na manutenção da saúde do joelho.

MUSCULOS FORTES, JOELHO FORTE!

Entre os músculos que são fundamentais para a saúde do joelho destacam-se os glúteos, em especial o máximo e o médio.

O glúteo máximo traciona o fêmur posteriormente quando o pé está apoiado no chão, diminuindo as tensões sobre o joelho. O glúteo médio é responsável por manter o alinhamento da pelve enquanto andamos e corremos,. É o glúteo máximo que impede o deslocamento lateral da pelve, que pode sobrecarregar o joelho e a coluna lombar.

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Então, meu prezado corredor, se você sentir aquele início de dor na região anterior do seu joelho, converse com o seu Treinador e Fisioterapeuta de confiança. Eles poderão avaliar o seu caso e, sendo necessário, estabelecer um programa de fortalecimento e alongamento tanto dos músculos do quadril como do tornozelo-pé, evitando que você tenha de parar com a sua corrida!

Alongue seu quadril como os profissionais!

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