Qual é seu app favorito para atividades físicas? Olha os que testamos!

Qual é seu app favorito para atividades físicas? Olha os que testamos!

Atualizado em 17/janeiro, 2017

Qual é seu app favorito para atividades físicas? Olha os que testamos!

Você sabe qual foi a distância percorrida durante o seu treino? Quantas calorias você gastou? Qual a atividade física que vai gerar maior gasto calórico para você? A Fitness Magazine recorreu a especialistas sobre o assunto para te dar uma visão geral sobre aplicativos e gadgets que se propõe a dar estas respostas!

Existe uma gama enorme de aplicativos para smartphones, a maioria calcula a distância usando a base de dados do Google Maps ou o GPS do próprio telefone. Se a base de dados for o Google Maps, surge um inconveniente! Ele não inclui nos cálculos de distância a topografia do terreno, de forma que se a sua corrida ou pedalada incluir muitas subidas e descidas, o erro para o cálculo da distância pode ser considerável.

Então é melhor usar o GPS do próprio telefone? O GPS de praticamente todos os smartphones é um receptor do tipo CA que é o de menor precisão, mas é o de custo mais acessível. Quer um smartphone que trabalhe com os sinais de maior precisão? Prepare-se para comprar um aparelho bem maior e mais caro! Este erro (do GPS) é bem inferior se comparado ao uso do Google Maps, podendo ao final dos 42,196 km significar algo em torno de 200 metros, o que definitivamente não é um problema!

Apps para Ciclismo

Analisamos a funcionalidade de aplicativos para smartphones que usam receptores do tipo CA. Vamos começar com os de ciclismo. O Cyclemeter, disponível apenas para IOS, apresenta os dados de velocidade média, velocidade máxima, altimetria e, caso você esteja usando uma fita cardíaca do tipo ANT, também apresenta dados relativos à sua frequência cardíaca (FC) e gasto calórico.

O Map my Ride, disponível para IOS e Android apresenta dados de velocidade média e máxima, tempo e distância percorrida. O Strava funciona como uma rede social, permitindo que, a partir de um trajeto demarcado no Google Maps, os usuários possam competir entre si, também disponibilizando dados de velocidade média e máxima, tempo e distância percorrida.

Apps para Corrida

A variedade de aplicativos para corrida é bem maior. De um modo geral, todos fornecem os dados de tempo e distância percorrida, velocidade média, máxima e ritmo, mas apenas o Runtastic apresenta altimetria. Todos os avaliados, com exceção do Buddy Runner e do Sports Tracker que só rodam em Android, rodam em IOS e Android. Apenas o Runtastic roda em Windows Phone. Todos os avaliados são gratuitos, mas o Endomondo e o Runtastic possuem versão Premium com mais aplicabilidades que são pagas. Caso você queira usar a sua corrida para contribuir com entidades filantrópicas, você pode usar o Charity Miles, em que a sua meta de treino vira doação!

O Nike+ Running, Run Keeper, Endomondo (na versão Premium), Comece a Correr, Personal Running Trainer e Sports Tracker permitem que você compartilhe sua corrida em redes sociais e promova competições entre os usuários. O Sports Tracker, inclusive, se propõe a ser uma rede social de corredores, permitindo localizar usuários que estejam correndo próximo a você, compartilhar fotos e trajetos durante o treino.

Gasto Calórico e Frequencia Cardíaca

O consumo calórico pelo Buddy Runner, Run Keeper, Endomondo, Runtastic e Sports Tracker é estimado relacionando o seu peso e a distância percorrida, o que não é um parâmetro muito confiável. O Endomondo tem a vantagem de poder medir a FC, desde que o corredor esteja usando uma fita cardíaca do tipo ANT, BTLE ou BT. Com isto, ele apresenta um cálculo de gasto calórico bem mais preciso.

Outra opção para medir a FC é o Instant Heart Rate, que a calcula quando você pressiona o dedo sobre a câmera por 10 segundos. No entanto, este aplicativo não envia dados para o Endomondo.

O Nike+ Running, Endomondo (na versão Premium), Run Keeper, Runtastic, Comece a Correr e Personal Running Trainer apresentam dicas para melhorar sua performance e planilhas de treino. O Run Keeper, Sports Tracker, Runtastic e Personal Running Trainer apresentam estas dicas em áudio, mas no Runtastic estas dicas vêm em inglês. O Run Keeper e o Personal Running Trainer apresentam a opção de incluir músicas para embalarem o seu treino.

O Runtastic e o Simple Run Tracker permitem o uso offline, você pode inserir dados e exportar planilhas e gráficos para acompanhar o seu desempenho em um computador.

Gadgets para Monitoramento

Qual é seu app favorito para atividades físicas Olha os que testamos 2

Os gadgets, podem ser baseados em GPS, em passadas e giros da roda da bicicleta ou mistos. Os baseados em GPS (Garmin, Polar, Nike) também são do tipo CA mas como suas antenas são mais potentes que a dos smartphones, a precisão é maior e o sinal é mais difícil de ser perdido, embora também possam perde-lo com o tempo nublado, em locais com muitos edifícios ou árvores e em túneis.

A Nike apresenta diversos modelos mistos, que cruzam os dados de passada, GPS e FC através de fita cardíaca. A vantagem deste sistema é que, caso o GPS falhe, a medição continua pela passada. A desvantagem é que ele é compatível apenas com tênis da marca, que possuem em seu interior, um local para instalar o contador de passadas.

Todos estes gadgets podem ser utilizados para corrida ou ciclismo, apresentando dados de tempo e distância percorrida, velocidade média, máxima, ritmo, gasto calórico (mais preciso com uso de fita cardíaca), altimetria (em alguns modelos) e possibilidade de serem conectados a um computador por USB, bluetooth ou wifi (dependendo do modelo).

Para serem usados em ciclismo, precisam ser configurados para tal. Caso eles tenham a fita cardíaca, o cálculo do gasto calórico é obtido com certa precisão, não havendo necessidade de se configurar para ciclismo. Por outro lado, os velocímetros para bicicleta baseados em marcadores de giro da roda (Cateye) são muito mais precisos que os de GPS para a medição de distâncias e velocidades, além de permitirem serem calibrados de acordo com as dimensões da roda.

Para o uso indoor, como em uma academia de musculação, os aplicativos e gadgets mais eficientes são os que fazem leitura de FC por fita cardíaca, desde que você os configure para atividade em local fechado. Neste caso, o cálculo será apenas do gasto calórico, baseando-se em relações entre o seu peso, idade, FC e duração do treino.

A equipe Fitness Magazine espera que esta análise o ajude a escolher o aplicativo ou gadget que mais se adeque às suas necessidades. Também é importante frisar que o mercado de apps é muito dinâmico, de forma que os que aqui foram apresentados já podem ter sido atualizados e, com isso, já tenham mais funções e opções. Quanto aos gadgets, as funções variam de acordo com o que você pretende gastar!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.