Quantas vezes devo comer por dia?
Desta vez a Fitness Magazine Brasil vai trazer um tema bastante controverso: a quantidade de refeições que devemos fazer ao longo de um dia!
Existem pesquisas que dão suporte a alimentação a cada 3 horas, a alimentação hipocalórica e intermitente, ao jejum parcial e por aí vai… Mas com tantas possibilidades qual é a frequência mais indicada? Acompanhe!
Comer a cada 3 horas
O que a maioria das pessoas leu ou escutou é que se deve comer a cada 3 horas. A ideia desta frequência está no ritmo circadiano, que são as variações de doses hormonais que temos ao longo de um dia.
Assim a cada 3 horas existe uma maior facilidade para a manutenção da glicemia sanguínea dentro dos parâmetros ideais (entre 60 e 100 mg/dl de glicose no sangue).
Por outro lado, a alimentação constante aumenta a possibilidade de causar danos às células que revestem o interior do sistema gastrointestinal, o que aumenta a possibilidade de processos inflamatórios neste sistema.
No entanto estes problemas associados a alimentar-se com muita frequência são minimizados em dietas com poucas calorias, o que indica que a quantidade de alimento é preponderante para estas inflamações.
Jejum intermitente
Outra possibilidade é a adoção do jejum intermitente, que implica em alta ingestão calórica em algum momento do dia.
No entanto o jejum intermitente está associado à hipoglicemia, queda dos níveis de hormônios anabólicos, aumento de hormônios catabólicos e alterações de humor. Estes fatores, em conjunto, podem aumentar o estresse fisiológico e mental de uma pessoa.
Jejum prolongado
Ainda há possibilidade do jejum prolongado, que se mostrou benéfico para o processo de renovação celular, uma vez que o corpo privado de alimento, poderia destruir células defeituosas e utilizá-las para produção de energia.
Além disso, as alterações metabólicas decorrentes do jejum prolongado também estão associadas a uma menor possibilidade de desenvolvimento de alguns tipos de câncer!
Com isso, você deve estar se preguntando qual a frequência ideal de alimentação ao longo de um dia.
A reposta vai depender dos seus objetivos e da sua condição de saúde! Agora que você já conhece alguns efeitos das diferentes frequências de alimentação, procure um profissional de Nutrição da sua confiança e veja qual é a mais adequada para você!
Relativo né, como tudo na vida rs