Suplementação de Probióticos e Suplementos Naturais

Suplementação de Probióticos e Suplementos Naturais

Atualizado em 17/dezembro, 2016

Suplementação de Probióticos e Suplementos Naturais

Você sabe o que é um probiótico? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), probiótico é qualquer organismo vivo que uma vez absorvido por uma pessoa, causará um efeito benéfico a ela.

Probióticos

Entre os diversos exemplos, o mais comum são as bebidas derivadas do leite que contém lactobacilos vivos em sua composição. Outras fontes são alimentos que passam pelo processo de fermentação a frio, como o molho de soja e alguns iogurtes.

Aos Probióticos são creditados vários efeitos positivos. O mais comum é sobre a flora intestinal, e por consequência, sobre a saúde dos intestinos. No entanto este efeito ainda não é comprovado cientificamente.

Por outro lado, seu efeito sobre alergias de alimentos e da pele é comprovado.  Acredita-se que estes dois efeitos sejam decorrentes do fato de que probióticos ajudam a repor a flora bacteriana do intestino.

Suplementos Naturais

Suplementos naturais é um assunto muito extenso, desta forma serão abordados apenas os que já foram analisados sob a luz da ciência e que são comercializados na forma de cápsulas, comprimidos, extrato, farelos, pó ou seco.

O Saw Palmetto é uma espécie de palmeira norte americana e o Pygeum é uma planta africana. O extrato destas duas ervas possui efeito positivo sobre a hiperplasia prostática em homens após os 40 anos de idade, além de serem anti-inflamatórios.

Suplementos naturais Cranberry

O Cranberry, fruta vermelha típica dos USA, previne infecções do trato urinário e inflamações crônicas não infecciosas da próstata. No entanto o efeito de sua suplementação a partir dele seco é controverso, então é melhor consumir a própria fruta!

A Dehydroepiandrosterone (DHEA) é um esteroide anabólico que embora seja considerado dopping e tenha efeito inibidor sobre diversos medicamentos, tem sido bastante receitado por Endocrinologistas para a manutenção da boa saúde muscular e articular durante o envelhecimento. No entanto, tanto a DHEA quanto o óleo de prímula, o trevo vermelho, o sulfato de condroitina e a cartilagem de tubarão não apresentaram resultado positivo sobre a osteoporose ou osteoartrose (OA) em longo prazo.

O Ginseng apresenta resultado positivo para diminuição de infecções respiratórias, amplia o efeito da vacina para a gripe e ajuda no metabolismo da glicose, sendo recomendado para diabéticos. Os suplementos com base em soja também se mostraram benéficos para diabéticos.

Os suplementos feitos a partir de alho ajudam a prevenir problemas cardíacos, mas seu uso requer cuidado uma vez que alguns de seus componentes podem interferir no metabolismo de diversos medicamentos, em especial antibióticos. Este problema não ocorre com o consumo de alho in natura.

Suplementos naturais chá verde

 

O chá verde e outras bebidas ricas em flavonoides, como o vinho, diminuem a produção e absorção do colesterol de baixa densidade (LDL e VLDL), associados a doenças cardíacas. Outros suplementos naturais que tem efeito positivo sobre a proteção do coração são o Guggul (feito a partir da resina de uma árvore originária do Himalaia) e o extrato de arroz vermelho fermentado, de origem chinesa.

Por outro lado, Efedrina e outros “fat burner” aumentam o metabolismo através de alterações maléficas para o coração, o que contraindica o seu uso.

O extrato da Erva de São João tem efeito antidepressivo, melhora o sono e diminui insônia. Por outro lado, ele não pode ser combinado com vinho, comidas defumadas ou curadas e com vários tipos de medicamentos, em especial antibióticos, além de diminuir o apetite.

O extrato de banana e de Coccinia, Feno grego e Gymnema (erva de origem indiana) têm ação de ativar receptores de insulina, facilitando a absorção da glicose pelas células em diabéticos. O melão azedo também tem este efeito, além de potencializar os efeitos dos medicamentos para diabéticos.

É claro que a lista de efeitos de probióticos e de suplementos naturais tende a aumentar, uma vez que pesquisas são realizadas com estes produtos a todo o momento e a Fitness Magazine Brasil estará aqui para te informar.

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.