Veja como envelhecer com saúde e qualidade de vida!

Veja como envelhecer com saúde e qualidade de vida!

Envelhecer com saúde!

Você está preparado para ser idoso? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo idoso aplica-se aos maiores de 65 anos em países ricos, e aos maiores de 60 anos em países que, como o Brasil, ainda se encontram em desenvolvimento.

IDOSOS E SISTEMA DE SAÚDE

Estima-se que 10,2% dos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil tenha passado por pelo menos uma internação no ano de 2017. Quase a maioria destas internações estão relacionadas a doenças crônicas, que acometem 69,3% dos idosos. Entre estas doenças, as mais comuns são Hipertensão, Diabetes, Depressão, afecções reumáticas e dor na coluna.

Como faço para envelhecer com saúde e não entrar para esta estatística tão cruel? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

IDOSOS E QUALIDADE DE VIDA

Quase todos os probelmas relacionados ao envelhecimento são reflexo de um histórico de vida com pouca preocupação com a saúde! Não é à toa que as populações mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico são as que mais apresentam estes problemas!

Esta maior prevalência em populações vulneráveis está relacionada à diversos fatores: falta de atividade física regular, problemas bucais, uso indevido e incorreto de medicamentos e menor capacidade de se relacionar com o ambiente, seja em sua casa, no trabalho ou no lazer.

As dificuldades para se movimentar ou para se relacionar encontram-se ancoradas à problemas relacionados à segurança pública, à cinesiofobia (medo de se movimentar) devido à possibilidade de quedas e a falta de companhia.

Sobre a questão da segurança pública e da falta de companhia, existem hoje comunidades terapêuticas voltadas para idosos. Estas comunidades garantem um ambiente de sociabilização seguro durante o dia.

Várias destas instituições são vinculadas a Prefeituras, fazendo o atendimento via SUS. Também existem instituições de convivência, com ou sem hospedagem, vinculadas Organizações Não Governamentais (ONG) que recebem inclusive idosos carentes. Procure se informar sobre estas ações junto à Prefeitura de sua cidade.

CINESIOFOBIA E MEDO DE QUEDAS: HÁ MUITO A SER FEITO!

O idoso, assim como o jovem, tem plena capacidade de sofrer adaptações decorrentes do treinamento físico. Existem trabalhos com resultados consistentes para a prevenção de queda e mehora dos componentes da aptidão física envolvendo musculação, treino de equilíbrio, yoga, tai chi chuan e até mesmo artes marciais adaptadas!

Procure se informar sobre quais são as atividades disponibilizadas na sua região, seja pela Prefeitura, ONG ou academias.

Lembre-se que todas as doenças crônicas aqui descritas respondem bem à atividade física, tendo os seus sintomas minimizados!

Vamos todos em busca de um envelhecimento saudável!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!