Você precisa de suplementos vitamínicos?
É importante saber que o ser humano não usa vitaminas como fonte de energia, sendo assim não são necessárias grandes quantidades para que tenhamos uma vida saudável!
Uma dieta equilibrada quase sempre é capaz de prover as suas necessidades!
A necessidade de suplementos vitamínicos decorre da falta! Por isto você deve estar atento aos sinais e sintomas de falta de vitaminas bem como aos de excesso, o que também é prejudicial.
Quais são os principais grupos de vitaminas e para que servem?
Vitamina A
A vitamina A é fundamental para a saúde dos olhos e a sua falta está relacionada à cegueira noturna e, em casos graves, cegueira permanente. Além disso sua carência também facilita infecções na pele, como as micoses por exemplo.
Por outro lado, o excesso de vitamina A está relacionado a sintomas de intoxicação e, em casos de intoxicação crônica, perda de pelos, dores constantes de cabeça e nas articulações, fraqueza generalizada e possibilidade de se gerar filhos com defeitos congênitos.
As fontes naturais (e que dificilmente causam excesso) são fígado e vegetais laranjas e amarelos.
Complexo vitamínico B
As vitaminas deste grupo estão relacionadas à diversas funções metabólicas. A sua indicação é muito comum para atletas.
Sua falta causa cansaço e feridas na boca. O seu excesso está relacionado a alergias, alterações no fígado, hipotensão arterial, convulsões e paralisia do sistema respiratório, o que pode levar à morte.
Está presente em carnes, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes.
Vitamina C
A falta desta vitamina está relacionada a alergias e a má evolução de processos inflamatórios. Por outro lado, seu excesso pode causar irritação digestiva e aumento da pressão arterial.
A vitamina C está presente principalmente em frutas cítricas.
Vitamina D
A falta de vitamina D está relacionada a falta de calcificação, levando ao raquitismo em crianças e à osteoporose em adultos.
É uma vitamina produzida pelo nosso organismo, de acordo com a exposição ao sol. Assim, sua suplementação é indicada em casos de raquitismo e osteoporose e em populações susceptíveis a estas doenças, como mulheres durante a menopausa ou grávidas e pessoas que se expõem pouco ao sol.
O excesso de vitamina D pode causar entupimento de artérias por placas de cálcio (aterosclerose) e pedra nos rins.
Vitamina E
Esta vitamina é muito importante para as funções neurais, sua falta está relacionada com a diminuição de reflexos, equilíbrio e perda da acuidade visual.
Em excesso pode causar sintomas de intoxicação alimentar.
Esta vitamina está presente em óleos de origem vegetal, castanhas e grãos integrais.
Vitamina K
Esta vitamina está relacionada com a coagulação do sangue e com a ossificação. Por isto sua falta pode gerar hemorragias, calcificação de cartilagens, má formação de ossos e formação de placas de cálcio em artérias.
O excesso de vitamina K está relacionado apenas com o aumento da possibilidade de hemorragias em pessoas que usam anticoagulantes.
Ela é produzida por bactérias presentes no corpo humano e está presente em folhas verdes.
Uso de multivitamínicos
Estudos recentes têm indicado que eles são importantes em caso de desnutrição ou para atletas de altíssimo nível, cuja a alimentação por si só não é capaz de satisfazer às necessidades diárias, principalmente de cálcio.
Após acompanhar estas informações sobre vitaminas, você já deve ter uma noção sobre a necessidade de suplementação ou de suspendê-la. Converse com seu Médico e Nutricionista caso verifique estas possibilidades e cuide bem da sua saúde!
Deixe seu Comentário!