Mitos mais comuns sobre os alimentos!

Mitos mais comuns sobre os alimentos!

Mitos mais comuns sobre os alimentos!

Alguns alimentos possuem uma mística especial! As vezes são considerados a solução para todos os problemas de saúde, em outras situações, são tidos como terríveis vilões, que engordam, atrapalham o crescimento ou nos prejudicam. Vamos saber a verdade sobre estes alimentos?

Uma maçã por dia te mantém longe do médico! Mito ou verdade?

Embora a maçã seja rica em vitamina C e fibras, ela não possui todos os nutrientes que você precisa, muito menos é capaz de prevenir a contaminação por vírus e bactérias.

Abacaxi queima gordura! Mito ou verdade?

O abacaxi é digestivo e rico em vitaminas, mas não é um “queimador de gorduras”. Também não é capaz de diminuir a carga calórica de outros alimentos.

Cenoura é bom para a visão! Mito ou verdade?

A cenoura possui muita vitamina A que é importante para a boa saúde dos olhos. Mas a presença desta vitamina não é o único fator que influencia na boa visão.

Comer carboidrato à noite engorda! Mito ou verdade?

Isto é uma verdade absoluta para muitas pessoas, mas existe um certo exagero nesta colocação.

Nada consumido com moderação causa obesidade, independente do horário. Mas alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico favorecem o acúmulo de gordura, então é recomendável precaução em seu consumo, independente do horário.

Carboidratos alternativos que deveria estar consumindo!

Café atrapalha o crescimento! Mito ou verdade?

Não existe nenhuma correlação entre o consumo de café e taxa de crescimento em crianças e jovens. No entanto, em adultos, a cafeína pode dificultar a absorção de cálcio pelos ossos.

Veja mais mitos sobre o café aqui!

Ovo aumenta o colesterol! Mito ou verdade?

É verdade que a gema do ovo é rica em colesterol, mas este colesterol é digerido pelo nosso sistema digestivo, podendo originar tanto o colesterol de baixa densidade (LDL) que é nocivo, quanto o de alta densidade (HDL) que é o saudável. A dica é moderar o consumo do ovo frito, por causa da gordura adicional do processo de fritura.

Molho de soja faz mal! Mito ou verdade?

A hipersensibilidade ao glutamato monossódico, componente do tradicional molho da culinária asiática feito a base de soja, ocorre em uma parcela muito pequena da população e somente quando sua ingestão se dá com o estômago vazio.

Não é por causa destas informações que você deve se abster de maçãs, abacaxis, cenouras, café, carboidratos, ovo ou molho de soja! Todos estes alimentos devem ser consumidos com outros ricos em nutrientes que eles não possuem. Equilíbrio é a resposta!

Nossa recomendação é sempre consultar seu nutricionista ou médico sobre qualquer tipo de restrição alimentar!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.