O Esporte como Atividade Física: Xadrez
Você deve ter estranhado quando abordamos o videogame como atividade física… Mas desta vez extrapolamos! Neste artigo, a Fitness Magazine Brasil vai te mostrar as vantagens associadas à prática de um jogo estritamente mental: o Xadrez!
Como a primeira coisa que passa pela cabeça de uma pessoa quando se fala em atividade física é gasto calórico, começaremos com uma má notícia para quem quer queimar umas calorias: pensar aumenta pouco o gasto calórico do cérebro!
O gasto calórico associado ao Xadrez é ínfimo se comparamos a outras atividades físicas. Ainda assim é um pouco maior do que assistir TV!
Então, quais são as vantagens associadas ao Xadrez?
O Xadrez aumenta a cognição, ampliando a capacidade de aprendizagem e de retenção de informação, mesmo em pessoas com déficit intelectual. Este achado inclusive serviu para que ele fosse indicado como meio de interação para pessoas com déficit de cognição, tanto por razões genéticas, quanto como adquirido em decorrência de acidentes ou doenças do cérebro.
Esta melhora cognitiva também apresenta resultado positivo para a compreensão, tanto da palavra falada quanto escrita; melhora da memória de curto prazo; diminuição do tempo necessário para tomada de decisão; amplia a habilidade de operacionalizar com números, palavras e formas geométricas.
Outro dado importante é que não há diferença entre estas aquisições entre homens e mulheres. Porém todos estes resultados são proporcionais ao tempo de prática do jogo.
Quanto antes você começar a jogar Xadrez, melhor será o seu resultado para estas habilidades no futuro.
Se você tiver filhos, pode pegar o tabuleiro e explicar as regras… Eles vão demorar um pouco para entender, mas os resultados serão incríveis!
Vamos cuidar da nossa mente assim como cuidamos do nosso corpo!
Deixe seu Comentário!