Quer ficar mais inteligente? Mexa seu corpo!

Quer ficar mais inteligente? Mexa seu corpo!

Quer ficar mais inteligente? Mexa seu corpo!

Mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são)! Quem nunca escutou esta frase atribuída ao poeta romano Juvenal? Mas até que ponto esta colocação é real?

Muito além do que Juvenal poderia imaginar quando escreveu esta frase nos idos do Império Romano, a ciência tem mostrado mente sã e corpo estão completamente ligados!

Nosso cérebro, bem como nossos músculos, precisa de estímulo para se desenvolver. Como os neurônios não se multiplicam (assim como as células musculares), o desenvolvimento do tecido neuronal se dá pela formação de novas conexões entre células vizinhas.

A célula muscular, por sua vez, pode se desenvolver em largura, através do aumento das proteínas contráteis (sarcômero) em paralelo, ou em comprimento, através do aumento dos sarcômeros em série.

Depois desta explicação básica sobre fisiologia, você deve ter percebido que neurônios e músculos têm algumas peculiaridades. Não é à toa que o melhor estímulo para ambos é serem ativados.

Quer ficar mais inteligente? Mexa seu corpo!

O mais interessante de tudo isso é que o aumento da atividade muscular implica em aumento da atividade neuronal, ou seja, a atividade física regular também é um exercício para o seu cérebro!

Algumas pesquisas indicam que pessoas que envelhecem praticando atividades domésticas que requerem grande movimentação corporal, como a jardinagem, são menos propensas a desenvolverem perdas cognitivas ao envelhecer. Da mesma forma, crianças que vão para a escola andando a pé têm maior capacidade de concentração que aquelas que vão de carro ou transporte público.

Qual é a quantidade de exercício recomendada para melhorar seu cérebro? E qual exercício é melhor?

Quanto mais complexa for a execução do exercício para os seus músculos, maior será o benefício para o seu cérebro!

Desta forma, exercícios que movimentam todo o corpo, como esportes coletivos, natação e corrida, apresentam um melhor resultado. Por outro lado, uma pesquisa realizada com idosos indicou que mesmo 40 minutos de caminhada realizada 3 vezes por semana foi o suficiente para causar uma melhora da função da memória.

Então, você já sabe, mens sana in corpore sano é um fato! Logo, calce o seu tênis e vá exercitar… o seu cérebro!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter!