Atualizado em 21/dezembro, 2017
Xô sedentarismo!
Você faz alguma atividade física regular? Quem não tem este hábito, encaixa-se na denominação de sedentário.
Neste artigo vamos esclarecer o que é ser sedentário e o que é praticar uma atividade física regular!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece um nível mínimo de atividade física como 60 minutos de atividade de pelo menos vigor médio três vezes por semana.
Se você é uma pessoa que realiza uma atividade física regular, este é o mínimo que você deve fazer por semana!
Caso você faça menos que isto, você se encaixa no conceito de sedentário!
Mas você não está só! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25,5% dos brasileiros na faixa etária de 25 a 39 anos são ativos fisicamente, ou seja, quase 75% da população de adultos jovens brasileira é sedentária!
Quais as consequências do sedentarismo?
O sedentarismo, juntamente com outros fatores de risco (obesidade, fumo e álcool) a ele associados, é um problema de saúde pública.
Eles estão associados a diversas doenças que estão tomando caráter de epidemias como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus, Dislipidemia, alguns tipos de Câncer e afecções cardiorrespiratórias, como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Enfisema Pulmonar, Asma entre outros.
Como criar uma cultura de combate ao sedentarismo?
A melhor forma de se combater o sedentarismo é através de atividades educacionais que indiquem a importância da atividade física regular.
A Educação Física escolar é de fundamental importância, devendo a sua prática ser encorajada pelos pais.
Para os adultos, o ideal é que organizem sua vida de forma a manter um tempo reservado para as suas atividades físicas pois o que é feito durante suas atividades laborais, por mais pesada que elas sejam, não é considerado como atividade física segundo a definição da OMS.
Mexa-se! Isto vai fazer bem para o seu corpo e para sua mente, além de te ajudar a economizar com vários tratamentos de saúde!
Sedentarismo é uma triste realidade…
Falar de sedentarismo e tão importante como falar de qualidade de vida. E nunca é demais insistir e se possível focar nas futuras gerações que estão vindo. Pro adulto de hoje as vezes é chover no molhado mas mesmo assim nossos bons exemplos devem ser reflexo de uma imagem de saúde. Quem sabe o ser humano acorda e corre atrás do prejuízo. Não abro mão de saúde física e mental. Caso encerrado