Atualizado em 16/maio, 2019
O que são os antioxidantes? Os antioxidantes são substâncias químicas (produzidas natural e artificialmente) que podem prevenir ou retardar os danos celulares. Um “antioxidante” na verdade é um comportamento! Qualquer composto que pode doar elétrons e neutralizar os “radicais livres” tem propriedades antioxidantes.
Antioxidantes naturais são encontrados principalmente em frutas e legumes, plantas marinhas e alguns frutos do mar que se alimentam de plantas marinhas. Existem milhares de compostos antioxidantes, mas os mais comuns encontrados nos alimentos são as vitaminas A, C e E, betacaroteno e licopeno. Antioxidantes também podem ser produzidos artificialmente e consumidos em forma de suplementos.
Mas o que são os radicais livres?
Para entender melhor o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. A queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço: Libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células saudáveis do nosso corpo, sendo que o ataque excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos.
As células do nosso corpo, expostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia, têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação. Sendo assim, o nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo do oxigênio. No entanto, esse processo de oxidação que ocorre dentro do nosso corpo, devido aos processos metabólicos, não é a única fonte de radicais livres. Há fatores externos que podem igualmente contribuir para a formação de um excesso de radicais e que podem causar danos irreparáveis.
Antes do ‘Assalto’ do Radical Livre os Antioxidantes ‘Doam’ esse Elétron.
Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no nosso corpo encontram-se:
- Poluição ambiental
- Gases de escapamentos de veículos
- Raios X e radiação ultravioleta do sol
- Fumaça de cigarro
- Resíduos de pesticidas
- Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc)
- Estresse e alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc)
Outra causa da formação de radicais livres está ligada aos exercícios exaustivos, nos quais há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo de oxigênio pelo corpo. O enorme bombeamento de oxigênio, através dos tecidos, desencadeia a liberação de radicais livres. Para evitar isto, recomenda-se praticar seus exercícios entre 65-80% da sua frequência cardíaca máxima.
Alimentos ricos em antioxidantes:
VITAMINA E
- Nozes
- Grãos integrais
- Legumes
- Azeite de oliva
VITAMINA C
- Batata-doce
- Melão
- Brócolis
- Cenoura
- Damasco
- Couve
- Ameixa seca
BETACAROTENO
- Abóbora
- Batata-doce
- Cenoura
SELÊNIO
- Castanha do Pará
- Peixe/frutos do mar
- Carne vermelha
- Ovos
- Alho
- Leite
FLAVONÓIDES
- Soja
- Vinho tinto
- Romã
- Mirtilos
- Chás
LIGNANO
- Sementes de Linho
- Cevada
- Centeio
- Aveia
Achou interessante? Não duvide em compartilhar!
Você também vai desejar ver: A mais completa tabela nutricional de TODOS os alimentos
Uau, uma matéria que vale a pena ler e compartilhar