Com qual idade posso entrar na academia?

Com qual idade posso entrar na academia?

Com qual idade posso entrar na academia?

Apesar do avanço da ciência e da maior divulgação de pesquisas científicas, muitos adolescentes ainda têm dúvidas se podem ou não entrar em uma academia e praticar musculação.

Será que a musculação é realmente contraindicada para crianças e adolescentes?

Musculação atrapalha o crescimento?

Durante algum tempo acreditava-se que a musculação, por apresentar cargas compressivas nos ossos, poderia atrapalhar no processo de crescimento. No entanto, estudos biomecânicos mostraram que os ossos durante um exercício de musculação são submetidos tanto a compressão quanto a distração (alongamento).

Isto ocorre porque os músculos se inserem em mais de um osso, atravessando uma ou mais articulações. Durante o exercício, enquanto um osso está sendo comprimido pela carga, outro está submetido a distração devido à ação muscular.

A musculação NÃO ATRAPALHA o crescimento e não há idade mínima para se começar a fazer musculação!

Musculação para meninos e meninas

Musculação atrapalha o crescimento?

Um ponto importante é que até o fim do estirão de crescimento meninos e meninas não apresentam diferença significativa na força ou potência muscular.

Durante o estirão, devido a maior ação da testosterona em meninos, ocorre um maior ganho de massa muscular nos meninos, o que acaba lhes garantindo mais força e potência.

Por outro lado, esta diferença deve-se apenas a quantidade de fibras musculares, não havendo diferença na qualidade muscular entre meninos e meninas.

Ambos podem praticar a musculação!

A musculação para crianças e adolescentes

Até o final da puberdade a estrutura anatômica do músculo está em formação, o que implica que a junção entre o músculo e o tendão é mais fraca. Da mesma forma as vias de metabolismo dos músculos ainda estão em desenvolvimento, o que faz com que a criança e o adolescente tenham um metabolismo anaeróbico bem inferior ao dos adultos.

A coordenação motora também está em desenvolvimento, uma vez que as conexões entre neurônios e músculos ainda estão ocorrendo.

Se uma criança ou adolescente quiser treinar como um adulto a única coisa que vai conseguir é uma lesão! O treino precisa ser adaptado para cada idade.

Qual o melhor treino de musculação para crianças e adolescentes?

Os treinos para as crianças e adolescentes devem ser adaptados. O ideal é que o treino tenha exercícios executados com o próprio peso da criança como resistência, com séries mais longas e baixa sobrecarga.

Exercícios como flexão de braços, agachamento livre sem carga, abdominais, barras paralelas e fixa e anilhas são excelentes possibilidades.

O uso de aparelhos não é contraindicado, mas ele deve ter a possibilidade de ser regulado de acordo com o tamanho da criança ou do adolescente, o que nem sempre é possível!

Independentemente da atividade física ou da idade o importante é sair do sofá e mexer o corpo!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!