Dor na coluna? Pode ser Radiculopatia!
Existem vários sintomas associados à dor na coluna vertebral. Hoje vamos falar sobre a radiculopatia, que é um dos acometimentos mais comuns da coluna vertebral.
A radiculopatia é a dor que se origina na coluna e irradia na distribuição de uma raiz nervosa, seguindo seu dermátomo e causando fraqueza em seu miótomo.
Mas o que é dermátomo e miótomo?
O dermátomo é a distribuição sensitiva de uma raiz nervosa! Desta forma, dor em queimação que segue por uma faixa estreita que o paciente consegue descrever bem, seja no membro superior ou no inferior, normalmente acomete um dermátomo.
O miótomo é o conjunto de músculos que são inervados por uma mesma raiz nervosa. Assim, quando há acometimento de um miótomo, há perda de força de músculos específicos associados a ele.
Radiculopatia.
O início da radiculopatia é lento e gradual, conforme a raiz nervosa é comprimida. Na coluna cervical esta compressão está relacionada ao estreitamento do espaço entre as vértebras, normalmente associado a presença de osteófitos (popular bico de papagaio).
Na coluna lombar, a causa mais comum é a hérnia de disco. Outras possibilidades envolvem infecções vertebrais, câncer, lesões traumáticas e lesões crônicas de nervos.
Sintomas da radiculopatia.
Os sintomas começam com alterações de sensibilidade, normalmente dor, sensação de choque, queimação, dormência e formigamento. Posteriormente podem surgir sintomas motores, sendo o principal deles a perda de força muscular.
Tratamento da radiculopatia.
O tratamento para a radiculopatia envolve a descompressão da raiz nervosa acometida. Tal descompressão pode ser feita através de tratamento fisioterapêutico com exercícios, mobilizações e manipulações. Em casos mais graves e não reativos ao tratamento fisioterapêutico, pode haver necessidade de cirurgia.
Acompanhe os artigos da Fitness Magazine Brasil e aprenda tudo sobre a saúde da sua coluna vertebral!
Deixe seu Comentário!