O que é Dieta DASH?

O que é Dieta DASH?

O que é Dieta DASH?

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre diversas dietas, algumas delas muito mirabolantes! No entanto, uma destas dietas tem sido alvo de diversas pesquisas, trata-se da Dieta DASH!

Você sabe o que é a Dieta DASH? Tem ideia de qual é o seu objetivo e qual é a sua fundamentação científica? Descubra neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

Para que serve a Dieta DASH?

A Dieta DASH, do inglês Dietary Approach to Stop Hypertension, foi desenvolvida para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Posteriormente, verificou-se que ela também é capaz de prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame, a obesidade e a Diabetes do Tipo II. Soma-se a estas evidências, as recentes descobertas de pesquisas realizadas a longo prazo, que indicaram que a DASH é a que apresenta os melhores resultados para emagrecimento e controle do peso!

Em que consiste a Dieta DASH?

Vamos entender alguns detalhes! Inicialmente ela é calculada em 2000 calorias, o que não é muito pouco. No entanto, como os alimentos que compõe a Dieta DASH são ricos em diversos nutrientes, ela acaba garantindo o suprimento de tudo o que é necessário para seu organismo. Outro ponto fundamental é que ela é restrita em sódio, não podendo ultrapassar 2300 mg (uma fatia de pizza tem, em média 640 mg de sódio).

Quais são os alimentos que compõe a Dieta DASH?

A dieta típica de um dia inclui:

Frutas e verduras (4 a 5 porções).

Cereais integrais (6 a 8 porções).

Nozes, castanhas e amêndoas (4 a 5 porções).

Óleos e gorduras vegetais não hidrogenados (2 a 3 porções).

Leite desnatado e seus derivados com menos de 1% de gordura (2 a 3 porções).

Aves e peixes (até 180 g).

Álcool deve se limitar a duas doses para os homens e uma dose para as mulheres. Vale lembrar que uma dose de álcool equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado.

O consumo de carne vermelha, doces e açúcares é desaconselhado.

No máximo uma porção de açúcar ou doce.

Como os componentes da Dieta DASH agem no nosso corpo?

Com esta dieta obtemos um aumento na ingestão de potássio, magnésio, cálcio, fibras e ácidos graxos poli-insaturados, o que garante um melhor controle da Pressão Arterial e impede o efeito sanfona em longo prazo!

É claro que as porções aqui indicadas refletem a descrição básica da dieta. É importante que o seu nutricionista de confiança seja consultado para que a dieta seja adequada à sua necessidade.

Os resultados da Dieta DASH, tanto para controle de peso quanto para o controle da hipertensão, serão potencializados se a dieta estiver associada a um programa de atividade física regular.

Equilíbrio é fundamental!

Deixe seu Comentário!