Obesidade é doença?

Obesidade é doença?

Obesidade é doença?

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, ou seja, pessoas obesas tem uma maior tendência a desenvolverem algumas doenças, tais como diabetes, pressão alta, dislipidemias e artrose!

Mas será que a obesidade por si só é uma doença?

Em termos estatísticos, a obesidade acomete 17,1% da população brasileira. Entre as mulheres, este índice chega a 17,7%. A obesidade também atinge uma maior proporção entre pessoas com menos de 8 anos de escolaridade (21,7%).

Como é calculado o percentual de pessoas obesas?

Em pesquisas populacionais, utiliza-se, para avaliação de obesidade, o Índice de Massa Corporal (IMC) que é uma relação entre o peso e a altura de uma pessoa.

IMC abaixo de 19 indica baixo peso, entre 19 e 25 o peso está normal, acima de 25 há sobrepeso, acima de 30 há obesidade, acima de 35 tem-se a obesidade severa (grau II) e acima de 40 a obesidade mórbida (grau III).

No entanto, o IMC não é um parâmetro muito bom a ser seguido, uma vez que ele desconsidera a composição corporal da pessoa.

Como determinar se a obesidade é ou não uma doença?

A primeira limitação que se tem para determinar se a obesidade é ou não uma doença está em definir o que é sobrepeso e obesidade em função da quantidade de gordura corporal, e não apenas em função do peso e IMC.

A segunda limitação é exatamente definir o que é saúde! As definições envolvem a ausência de doenças e o completo bem esta físico psíquico e mental.

Estas definições genéricas não ajudam a dizer se uma pessoa é ou não saudável, uma vez que existem doenças que não se manifestam, bem como situações na vida que alteram o nosso humor, mas que não alteram nossa saúde!

Então, qual a melhor definição? As pesquisas relacionadas a ecologia humana consideram que a saúde é a capacidade de uma pessoa interagir com o ambiente que a cerca.

Considerando-se esta definição, a obesidade só é uma doença a partir do momento em que ela impede que a pessoa interaja com o ambiente que a cerca.

Quando a obesidade é limitante?

As limitações decorrentes do excesso de peso em geral atingem pessoas obesas grau III, e os obesos em qualquer grau com diversas patologias associadas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças em vasos sanguíneos (vasculopatias) e nervos (neuropatias), dor crônica, depressão, aterosclerose, degeneração das articulações entre várias outras.

Por outro lado, uma pessoa obesa que atente à qualidade de sua alimentação e que mantenha um estilo de vida ativo, terá uma menor tendência a desenvolver estas doenças e de ficar limitada.

O controle da alimentação e a prática regular de atividade física são bem mais relevantes para a promoção da saúde do que ser magro!

Não se incomode tanto com o seu peso, desde que você mantenha um estilo de vida saudável e seja feliz.

Deixe seu Comentário!

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter! 

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!