Diferenças entre o Whey Protein: Concentrado, Hidrolisado e Isolado

Diferenças entre o Whey Protein: Concentrado, Hidrolisado e Isolado

Atualizado em 24/outubro, 2018

Diferenças entre o Whey Protein: Concentrado, Hidrolisado e Isolado

A suplementação de proteínas é muito comum entre praticantes de atividade físicas, em especial de musculação. Entre os suplementos mais comercializados está o whey protein!

Você sabe o que é whey protein? Quais são os tipos de whey protein existentes e suas diferenças? Como atestar sua qualidade? Quanto de proteínas você precisa? Confira neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

Quanta proteína você precisa?

De um modo geral, pessoas não atletas precisam de 0,8 g de proteína por kg de peso diariamente (48 g para uma pessoa com 60 kg) e atletas de alto nível precisam entre 1,1 a 1,4 g de proteína por kg de peso por dia e, dependendo do ritmo de treinamento, podem chegar até 30% de suas necessidades calóricas diárias em proteínas.

Em momentos específicos do período de treinamento, como durante mesociclos para ganho de volume muscular, pode ser necessário um maior aporte calórico de proteínas.

Por outro lado, o excesso de proteínas aumenta as quantidades de ureia e creatinina que serão eliminadas, o que sobrecarrega os rins e aumenta a quantidade de gorduras armazenadas no seu corpo.

Cuidado! Nada de sair suplementando sem antes buscar a orientação necessária junto ao seu treinador e nutricionista de confiança!

O que é Whey Protein?

O whey protein é a proteína isolada do soro do leite. Por isto, ela é contraindicada para pessoas que tem alergia ao leite ou a seus componentes.

No caso da lactose, um whey protein isolado ou hidrolisado de boa qualidade não deve ter a sua presença. Mas como existem vários suplementos que são falsificados ou mal processados, melhor verificar sua procedência antes de fazer uso do whey se você for intolerante a lactose.

Além disto, para evitar produtos de baixa qualidade, certifique-se sobre o seu fornecedor e sobre as marcas disponíveis!

Diferenças dos tipos de whey protein

O whey protein é comercializado em três formas: concentrado, hidrolisado e isolado. Mas qual deles melhor atende às suas necessidades?

Após o isolamento da proteína do soro do leite, ainda permanece uma grande quantidade de água no produto. Para a retirada desta água, que carrega consigo outros componentes do leite, são necessários processos de separação química e mecânica. Assim, a diferença entre cada uma destas formas comerciais do whey protein está em seu processamento, que resulta em maiores ou menores quantidades de água e outros componentes do leite no produto.

Whey Protein Concentrado

O concentrado é o mais barato pois é o que apresenta, proporcionalmente, menor quantidade de proteínas por porção, além de ter maior concentração de outros produtos do leite, como gordura e lactose.

Isto acontece porque ele é apenas filtrado, não passando por outros processos que isolam ainda mais as proteínas.

Whey Protein Hidrolisado

O hidrolisado está no outro extremo! Neste produto, bem mais caro, além dos processos de filtragem e separação química, também é feita a quebra das cadeias de proteínas. Com isso, esta é a versão de whey protein de mais rápida absorção, com maior quantidade de proteínas e menor quantidade de outros produtos do leite por porção.

Whey Protein Isolado

O isolado é o produto de preço e qualidades intermediárias, possui maior quantidade de proteínas que o concentrado, mas é mais contaminado e de pior absorção quando comparado ao hidrolisado.

Dependendo da marca, você encontra produtos com apenas um destes tipos, ou com diferentes quantidades de cada um deles em sua composição.

A escolha do seu whey protein depende tanto da sua disponibilidade para gastar dinheiro quanto da sua necessidade de suplementação proteica.

Certifique-se com seu Nutricionista qual o produto que irá atender às suas necessidades para não gastar dinheiro extra!

Deixe seu Comentário!