Um “inocente” hambúrguer faz estragos que você nem imagina!

Um “inocente” hambúrguer faz estragos que você nem imagina!

Em algum momento já passamos pelo drive-thru daquela franquia de hambúrguer ou encaramos aquela fila dentro do shopping. O cheiro era bom, as fotos dos sanduiches brilhando… Mas após a ultima mordida, você se sentiu diferente, se comparado quando come outras refeições? Isso acontece com muitos e não é apenas o sentimento de culpa!

A ciência tem mostrado que uma única refeição de comida “lixo” pode ter um alto impacto negativo no seu corpo. Porque? Um longo estudo nos tipos de fast food mostra que o tamanho das porções, calorias, gorduras e sódio aumentaram muito, isso é um grave problema para todos.

Raio X do hambúrguer

Um hambúrguer típico de fast food agregará ao seu corpo: 500 calorias, 25 g de gordura (quase metade disso é gordura saturada, o que representa mais da metade do valor diário recomendado, além de conter gorduras trans), 40 g de carboidratos, 10 g de açúcar e 1000 mg de sódio. É muito fácil ver porque muitos atletas e nutricionistas vão pular este tipo de refeição, você também deveria.

O hambúrguer no seu corpo age muito rápido

Quando esse hambúrguer atinge sua corrente sanguínea (após 15 minutos da primeira mordida), você irá ter um aumento considerável de glicose no se corpo, na medida que as novas calorias se convertem em energia. Isto desencadeia a liberação de insulina para compensar esse pico. E essa insulina extra fará seu corpo se sentir com fome novamente em pouco tempo.

Repetir este padrão, pode levar à resistência a insulina, um precursor da diabetes.

Conheça também os efeitos da obesidade sobre o cérebro

E toda essa gordura saturada tem um efeito ainda mais rápido no seu corpo. Quando ingerimos uma refeição rica em gordura saturada suas artérias serão significativamente prejudicadas e não se dilatarão tanto (imediatamente). Este é o primeiro passo para a aterosclerose, que afeta o fluxo sanguíneo podendo levar a algumas doenças cardíacas.

A grande quantidade de sódio também é um problema para nosso corpo. Outro estudo, mostra que o consumo de comidas (salgadas) ricas em sódio impactam negativamente a função dos vasos sanguíneos em apenas 30 minutos após seu consumo.

Ainda tem mais naquele hambúrguer!

Os pesquisadores serviram aos participantes do estudo uma refeição de 1000 calorias, carregadas com gordura saturada e descobriram que apenas nas primeiras 4 horas já tinham triglicérides elevados e ácidos graxos no sangue, assim como a função arterial afetada. Ainda mais surpreendente foi observar o sistema autoimune agir à refeição da mesma maneira que age contra uma infecção.

Na próxima vez que ver aquele anúncio e a tentação bater na sua porta, lembre-se que os estudos apenas consideraram o hambúrguer, sem contar as batatas e refrigerante. Será que vale a pena colocar em risco os resultados do seu treino e ainda mais importante, sua saúde?

Deixe seu Comentário!