Atualizado em 24/maio, 2017
O que são Fáscias Musculares e rotas miofasciais
Você já ouviu falar de fáscias musculares e rotas miofasciais? Sabe em que estes conceitos podem influenciar em seu treinamento?
A Fitness Magazine Brasil recorreu a Profissionais renomados da área de Musculação para trazer esta informação para você!
Fáscia Muscular
O nosso corpo está todo interligado, através de ligamentos, tendões, articulações, músculos, ossos e as famosas fáscias musculares!
Fáscia muscular trata-se de envoltórios de tecido conjuntivo, formados por colágeno e elastina, que, em seu conjunto, originam as rotas miofasciais.
Estas rotas formam uma matriz tridimensional contínua, que dá apoio estrutural aos nossos órgãos, músculos, articulações, ossos e fibras nervosas.
Qual é a importância da fáscia para a manutenção de nossa estrutura corporal?
Ela tem um papel importante na transmissão das forças internas (músculos) e externas (gravidade, reação do solo e toda a carga externa que você, de alguma forma, manipula).
Também ajuda a evitar ou minimizar o estresse localizado em um determinado músculo, articulação ou osso.
Como a fáscia se mantém íntegra?
Ela se regenera e hipertrofia! Este processo se dá através da presença dos miofibroblastos que garantem não apenas a reparação do tecido fáscial, mas também sua hipertrofia.
A fáscia também é inervada por uma grande quantidade de mecanorreceptores. Estudos indicam que estes podem contribuir para que a fáscia realize suaves contrações, comunicando ao sistema nervoso central a quantidade de forças ao qual ela é submetida, prevenindo lesões.
Quais as implicações de tudo isto sobre o seu corpo?
Quando as rotas miofasciais trabalham em total sinergia, seu corpo está em perfeita integridade tensional (tensegridade). Com isto, ele terá maior estabilidade e resistência.
Colaborou com este artigo o Prof Bruno Corá.
Deixe seu Comentário!