Alimentos nutritivos que duram muito tempo!

Alimentos nutritivos que duram muito tempo!

Alimentos naturais são muito saudáveis e sempre deveriam ser nossa primeira opção! Mas uma triste realidade é que muitos deles estragam com muita rapidez. Uma das consequências da pouca vida útil dos alimentos é que devemos voltar ao mercado com mais frequência. Já imaginou ter que morar sem geladeira por algum tempo? A boa noticia é que existem muitos alimentos nutritivos que não estragam facilmente quando são corretamente armazenados.

10 alimentos nutritivos de longa duração

Castanhas

Com tantas opções no mercado, as castanhas são um alimento que deveria estar sempre na sua cozinha. As castanhas são ricas em proteína, gordura saudável e fibra. A maioria das castanhas podem durar até um ano, quando são armazenadas corretamente.

Peixes salgados e secos

Peixes salgados e secos, como o bacalhau, podem durar até 3 anos! Claro que o tempo dependerá de um bom processo de salga e secagem. E na hora do consumo é igualmente importante fazer um bom processo de dessalgue, só assim recuperará o sabor e textura originais. A escolha por peixes secos pode ser uma ótima opção para evitar produtos enlatados como sardinhas e atum, pois com certeza, eles contém muito mais do que sal para serem conservados.

Como dessalgar bacalhau corretamente

Grãos

Os grãos podem durar por anos! Desde que estejam armazenados em lugar seco e bem selados. Arroz, feijão, trigo, aveia, lentilhas… A lista de opções é enorme e os sabores e nutrientes estarão sempre presentes.

Chocolate amargo

O chocolate amargo, pode ser uma “doce” opção na sua cozinha. Se bem armazenado, pode durar até 6 meses após a data de consumir ‘preferivelmente antes de’ na embalagem. O chocolate amargo contém menos ou nenhum tipo de adição de açúcar. Nutricionalmente falando é uma excelente fonte de fibra, magnésio e potássio.

Frutas e vegetais em conserva

Frutas e vegetais fermentados ou em conserva podem durar anos armazenados antes do seu consumo. Se você for preparar suas próprias conservas ou fermentados, use sempre potes de vidro previamente higienizados. Sem duvida eles irão ter um espaço especial no seu armário.

Frutas secas

As frutas secas ou desidratadas são uma ótima opção para suas sobremesas. Além de nutritivas, irão fornecer uma boa dose de fibra! Mas cuidado, sempre fique atento à quantidade de açúcar no seu corpo.

Leite em pó

O leite em pó ou desidratado tem uma vida útil que pode chegar até 10 anos! A chave como nos outros alimentos é armazenar corretamente.

Mel

O mel é um produto que durará por anos. Alguns inclusive chegam a afirmar que ele nunca irá estragar! Faz até sentindo, pois o mel, além de doce é um antibiótico natural. Vamos cuidar das nossas abelhas né? Diga não aos agrotóxicos!

Azeite de oliva e óleo de coco

O azeite de oliva pode durar por um ano ou mais. A chave está em armazenar fora da luz e calor! Já o óleo de coco, por ser rico em gordura saturada pode se conservar por anos na prateleira em temperatura ambiente.

Os 7 erros mais comuns com o Azeite de Oliva

Óleo de coco ajuda a emagrecer?

Vinho

Para fechar nosso top 10 a escolha foi vinho! Vinho, além de saboroso e com benefícios comprovados para a saúde, pode durar muito tempo armazenado. Em muitos casos, como diz a frase, o vinho quanto mais velho melhor. A vida útil vai depender de como ele foi preparado. Um bom vinho pode durar décadas.

No geral, os melhores alimentos para conservar por longos períodos são aqueles que possuem pouca ou nenhuma humidade e não são sensíveis à temperatura. E os alimentos que contém humidade podem ser conservados por muito tempo, mas exigem alguns cuidados extras! Qual é seu favorito?

Deixe seu Comentário!