Alimentos que não deveriam entrar na sua cozinha e corpo

Alimentos que não deveriam entrar na sua cozinha e corpo

Quando falamos de saúde e mundo fitness, não podemos pensar apenas em exercícios e treinos e ignorar os alimentos. De fato, alimentação é a chave para atingir seus objetivos, sejam eles emagrecer ou ganhar massa muscular. Você gosta de cozinhar?

Na rotina dos dias atuais, praticidade é importante, inclusive na cozinha! Mas essa praticidade pode te levar a usar ingredientes que não são bons para sua saúde. Veja alguns desses alimentos:

Alimentos populares pouco saudáveis

Óleos vegetais

O que tem em comum o óleo de soja, óleo de milho e óleo de girassol? Eles são muito processados e possuem grandes quantidades de gorduras poli-insaturadas essenciais de ômega 6. Consumir com moderação ácidos graxos de ômega 6 pode ser bom para o coração mas em excesso, podem causar um desequilíbrio com os ácidos graxos de ômega 3.

O que acontece com frequência é que terminamos consumindo muito mais ômega 6 do que ômega 3. Para obter um equilíbrio entre ambos, mude para o azeite extra virgem ou abacate (ele é riquíssimo em ômega 3).

Erros que você pode estar cometendo com o azeite extra virgem

Margarinas

Algumas margarinas contém gorduras saturadas que obstruem as artérias pois são elaboradas com óleos muito processados que geralmente promovem efeitos inflamatórios no corpo. A inflamação pode levar à obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Uma alternativa para usar nos seus pães é preparar um homus de grão-de-bico (rico em proteína e fibras).

Os melhores alimentos anti-inflamatórios

Corantes artificiais

Corantes artificias são muito populares, especialmente no preparo de doces. Mas hoje eles são uma preocupação pois podem ter efeitos colaterais graves, principalmente em crianças. O corante vermelho 40, por exemplo, pode conter contaminantes causadores de câncer. E em crianças pode ser um detonante para a hiperatividade.

Quer mais cor nos seus alimentos? Que tal usar fontes naturais como a beterraba?

Quer aumentar seu desempenho físico? Beba suco de beterraba

Adoçantes

Os adoçantes ficaram populares por fornecer zero calorias. Mas nem tudo são flores com eles! Eles podem ser até 700 vezes mais doces do que o açúcar comum e sem você perceber, eles podem deixar você desejando consumir mais produtos doces pouco tempo depois.

Veja como o açúcar age realmente no seu corpo

Alimentos enlatados

O bisfenol A (BPA), é um composto sintético encontrado nos revestimentos de alimentos enlatados, incluindo feijão, milho, frutas e sopas. Algumas empresas não usem mais BPA, mas ainda é usado por muitas e, como consumidor, você não pode ver essa informação na prateleira do supermercado. Além da possibilidade de conter BPA, alimentos enlatados têm excesso de sal, xarope de milho, óleos processados e conservantes.

Uma alternativa? Compre seus vegetais in natura, limpe, corte, faça seus mix, embale e coloque no congelador. Na hora que precisar é só pegar.

Para de congelar estes alimentos!

Praticidade nem sempre significa que seja ‘bom’ para você. E como tudo na vida, informação com sólidos argumentos ajudará você a fazer as melhores escolhas, inclusive na sua cozinha.

 

Deixe seu Comentário!